Descrição de chapéu México Eleições no México

Lula parabeniza Sheinbaum por vitória no México e fala em 'lado ideológico mais próximo'

Líderes latino-americanos e europeus também se manifestaram após eleição da primeira mulher a governar o país

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo e Brasília

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) celebrou nesta segunda-feira (3) o triunfo de Claudia Sheinbaum após a projeção oficial de que ela será a primeira mulher a governar o México. Ele destacou o fato de ser uma mulher e de representar um "lado ideológico".

"Eu estou muito feliz com a vitória dela porque ela representa o meu grande companheiro López Obrador, que fez um governo extraordinário. Portanto, eu acho que o México estará garantido democraticamente por longos mandatos dela", afirmou o presidente.

"Estou feliz por ser uma mulher. Estou feliz porque duas mulheres disputaram e que ganhou aquela que representava um lado ideológico mais próximo das pessoas progressistas no mundo", acrescentou.

Uma mulher sorridente está em um púlpito com seu nome, "CLAUDIA SHEINBAUM", em frente a uma grande bandeira do México, que apresenta o emblema nacional com uma águia devorando uma serpente.
Claudia Sheinbaum, a primeira presidente mulher eleita no México, após vencer as eleições, na Cidade do México - Raquel Cunha - 3.jun.2/Reuters

Lula disse ainda que pretende ir ao México neste ano agradecer pelo tratamento dado a ele por AMLO, como é conhecido o líder mexicano, e para discutir a ampliação das relações comerciais entre os países.

"Nós somos as duas maiores econômicas do continente, portanto, nós ainda temos pouco fluxo no comércio e poderíamos ter mais. E mais empresários do México investindo no Brasil e empresários brasileiros investindo no México para que as duas economias cresçam. Então, se Deus quiser, eu vou ao México."

As declarações foram dadas durante a recepção de Lula ao presidente da Croácia, Zoran Milanović, no Itamaraty.

Sheinbaum respondeu a uma publicação de Lula no X em que o brasileiro celebrou a vitória da mexicana, e agradeceu a Lula por reconhecer a vitória. "México e Brasil somos grandes nações unidas por uma visão e valores comuns. Reafirmamos nossa amizade e vontade de continuar construindo um futuro compartilhado", escreveu a presidente eleita.

Lula e Sheinbaum também se falaram por telefone durante cerca de 15 minutos no final da tarde desta segunda.

Vizinho e principal parceiro comercial, os Estados Unidos se manifestaram por meio do secretário de Estado americano, Antony Blinken, que postou uma mensagem no X afirmando que espera "trabalhar com a sua administração para aprofundar uma parceria fundamental".

Outros líderes pelo mundo parabenizaram Claudia Sheinbaum. Na região, os governos de Argentina, Costa Rica, Colômbia e Bolívia se manifestaram, assim como as ditaduras em Cuba e na Venezuela. Também houve felicitação por parte do Canadá.

A presidente de Honduras, Xiomara Castro, felicitou a mexicana lembrando que em 2022 ela também foi a primeira mulher eleita para o cargo em seu país. A primeira-dama brasileira, Janja da Silva, também a felicitou pelo X.


Leia abaixo as principais manifestações por rede social:

Secretário de Estado americano, Antony Blinken, no X: "Parabéns a Claudia Sheinbaum por sua eleição como próxima presidente do México. Esperamos trabalhar com a sua administração para aprofundar uma parceria fundamental. A cooperação em matéria de segurança, comércio, investimento e migração é vital para a prosperidade partilhada dos povos das Américas."

Presidente de Honduras, Xiomara Castro, no X: "Como a primeira mulher presidente de Honduras, estendo minhas sinceras felicitações à primeira mulher Presidente Eleita do México, Claudia Sheinbaum, por ter alcançado uma vitória eleitoral contundente de mãos dadas com o povo do México e nosso amigo Lopez Obrador. Concordamos por telefone em trabalhar juntas pela unidade da América Latina e do Caribe.

Presidente da Costa Rica, Rodrigo Chaves. Costa Rica e México somos países irmãos. Parabéns, Claudia Sheinbaum, por ganhar a Presidência democraticamente e por ser a primeira mulher a ser presidente desse país. Meus melhores desejos para ela e México.

Presidente da Bolívia, Luis Arce, no X: "Do Estado Plurinacional da Bolívia, estamos celebrando e enviando nossas mais sinceras felicitações à nossa irmã Claudia Sheinbaum, por sua vitória retumbante nas eleições gerais e por fazer história ao se tornar a primeira mulher a assumir a Presidência de nosso país vizinho, o México.

Enviamos saudações ao povo mexicano por sua vocação democrática e ampla participação no processo eleitoral. Estamos convencidos de que as relações entre nossos países serão fortalecidas para que possamos caminhar lado a lado em fraternidade, cooperação e solidariedade, mantendo nossa visão de desenvolvimento, integridade regional e nossa aposta por um mundo multipolar. Viva o México!"

Presidente da Colômbia, Gustavo Petro, no X: "O México elegeu uma progressista como a primeira mulher presidente em sua história. É um triunfo para o povo mexicano e sua democracia. Parabéns à minha amiga Claudia Sheinbaum, trabalharemos juntos rumo a uma América Latina unida e progressista."

Governo da Argentina, em nota de sua chancelaria: "O Governo da República Argentina saúda o Povo e o Governo do México pela jornada eleitoral realizada neste domingo, 2 de junho, ao mesmo tempo em que estende suas felicitações à Presidente eleita Claudia Sheinbaum. No 135º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas entre os dois países, o Governo argentino renova a sua vontade de continuar a desenvolver a agenda de trabalho bilateral."

Ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, no X: "Vimos neste domingo um extraordinário espetáculo de dever cívico e democracia no México. Uma enorme participação nas eleições presidenciais. Parabenizo este nobre país, sua presidente eleita Claudia Sheinbaum, ao Partido Morena, ao PT e a todos os movimentos sociais.

Líder de Cuba, Miguel Diaz-Canel Bermudez, no X: "Cuba saúda a histórica eleição de Claudia Sheinbaum como presidente do México. Desejamos sucesso em seu trabalho como a primeira mulher a assumir este cargo. Você pode contar com a disposição cubana para fortalecer a inseparável fraternidade entre nossos países."

Primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, em nota oficial. "Em nome do governo do Canadá, parabenizo Claudia Sheinbaum pela sua eleição como a primeira mulher presidente do México. Enquanto os nossos dois países celebram este ano 80 anos de relações diplomáticas, espero trabalhar em estreita colaboração com a presidente eleita Sheinbaum para fortalecer ainda mais a amizade entre o Canadá e o México, que está enraizada em ligações culturais, prioridades partilhadas e um comércio dinâmico e relacionamento de investimento."

Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, no X: "Parabéns, Claudia Sheinbaum, por sua histórica eleição como a primeira presidente mulher do México. México e UE compartilham laços históricos, econômicos e culturais profundos. Estou ansiosa para fortalecer nossas relações bilaterais sob sua liderança."

Primeira-dama do Brasil, Janja Lula da Silva, no X: "Começando a semana com uma ótima notícia! O México elegeu nesse domingo sua primeira PresidentA. Claudia Sheinbaum é cientista (doutora em engenharia ambiental) e política, e tem mais de 20 anos de trabalho na aplicação de seus conhecimentos na construção e implantação de políticas públicas.

Apesar dos desafios e da violência nesse ciclo eleitoral, Claudia conquistou uma vitória significativa e seguirá, com a confiança do povo mexicano, trabalhando no combate a pobreza e a violência em seu país. Sua experiência na área ambiental pode ser impulsionadora da transformação de seu país para o enfrentamento da crise climática.

O México é um país grandioso e importantíssimo em nossa região. Com uma ampla história de luta de seu povo, e principalmente das mulheres mexicanas, esse novo capítulo nos inspira e fortalece na luta por mais mulheres na política. Parabenizo as mexicanas e mexicanos e desejo sucesso à nova presidenta Claudia Sheinbaum. Viva a democracia!"

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.