Descrição de chapéu oriente médio

Irã prende 35 pessoas que seriam parte de 'rede satanista' em reunião com álcool e drogas

Consumo desses itens é proibido no país muçulmano; em maio, 250 foram presos por motivos semelhantes

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Teerã (Irã) | AFP

As autoridades iranianas prenderam 35 pessoas que participavam de uma "reunião de uma rede de satanistas" na província de Cuzestão, no sudoeste do país, informou no sábado a agência de notícias nacional Isna.

No local da operação foram encontrados "sinais e símbolos de satanismo, álcool e drogas", precisou o relatório.

Três pessoas, possivelmente soldados devido às fardas, estão agachadas em um terreno repleto de lixo, principalmente garrafas plásticas e de vidro. Duas delas estão despejando líquidos de garrafas diferentes em um recipiente, enquanto a terceira parece estar procurando algo entre os detritos. A cena transmite uma sensação de escassez e improvisação em um ambiente hostil.
Forças de segurança destroem garrafas de álcool apreendidas em Teerã, no Irã, em 2023 - The New York Times - 15.jul.23

No total, "31 homens e quatro mulheres presentes no local" foram detidos e encaminhados às autoridades judiciais, indicou o chefe de polícia da cidade de Dezful, em Cuzestão, citado pela Isna.

As autoridades iranianas costumam equiparar os concertos de música rock, em particular de hard rock, proibidos na República Islâmica, aos cultos satânicos. O consumo de álcool também é estritamente proibido neste país muçulmano.

Em meados de maio, a polícia prendeu por motivos semelhantes mais de 250 pessoas, incluindo três europeus, a oeste de Teerã.

Em 2007, cerca de 230 pessoas presas em um concerto ilegal de rock perto da capital foram acusadas de pertencer a um grupo de adoradores de Satã.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.