Descrição de chapéu Eslováquia

Premiê da Eslováquia deixa hospital 16 dias após ser baleado em ataque

Robert Fico passou por duas cirurgias e continuará se recuperando em casa; suspeito está preso

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Bratislava | AFP

O primeiro-ministro da Eslováquia, Robert Fico, vítima de uma tentativa de assassinato em 15 de maio, deixou o hospital e continuará sua recuperação em casa, anunciou nesta sexta-feira (31) o ministro do Interior.

Fico, 59, foi baleado após uma reunião do governo em Handlova, no centro da Eslováquia, enquanto cumprimentava um grupo de apoiadores.

Robert Fico, premiê da Eslováquia que sofreu um atentado, participa de uma cúpula da União Europeia em março de 2024
Robert Fico, premiê da Eslováquia que sofreu um atentado, participa de uma cúpula da União Europeia em março de 2024 - Zhao Dingzhe - 22.mar.24/Xinhua

O primeiro-ministro foi submetido a duas operações no hospital de Banska Bystrica, onde passou vários dias. O hospital informou na quinta-feira que Fico foi transferido para a capital, Bratislava, sem dar mais detalhes.

"Ontem transferimos o primeiro-ministro para sua casa", disse o ministro do Interior, Matus Sutaj Estok, nesta sexta-feira.

Em seu último relatório, o hospital indicou que o estado de saúde de Fico era estável, e a reabilitação "progredia de forma satisfatória".

O suspeito do ataque, identificado pela imprensa eslovaca como Juraj Cintula, um poeta de 71 anos, foi acusado de tentativa de homicídio premeditado. Ele segue preso preventivamente.

Segundo o depoimento à Justiça, Cintula afirmou ter atirado em Fico por divergências com a política do governo em relação à Ucrânia. Fico tem se aproximado de Vladimir Putin, e muitas de suas políticas são vistas como pró-Rússia.

O suspeito expressou em particular sua insatisfação com a decisão do governo de interromper a ajuda militar a Kiev. Também citou uma lei patrocinada pelo Executivo para controlar o discurso da TV estatal.

Seguranças reagem durante tiroteio contra o primeiro-ministro eslovaco Robert Fico, após reunião do governo em Handlova, Eslováquia
Seguranças reagem durante tiroteio contra o primeiro-ministro eslovaco Robert Fico, após reunião do governo em Handlova, Eslováquia - Radovan Stoklasa - 15.mai.2024/REUTERS
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.