Papa Francisco cancela de última hora sua participação na Via-Crúcis em Roma

Com saúde debilitada, pontífice deixa de comparecer a cerimônia da Semana Santa no Coliseu

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Cidade do Vaticano | AFP

O papa Francisco, 87, cancelou de última hora sua participação na Via-Crúcis encenada no Coliseu de Roma nesta sexta-feira (29), em um contexto de crescente preocupação com sua saúde debilitada.

"Para preservar sua saúde, na preparação para a vigília de amanhã e a missa do Domingo de Páscoa, o papa Francisco acompanhará a Via-Crúcis no Coliseu da residência de Santa Marta", anunciou o Vaticano em um comunicado.

Multidão reunida em frente a arena romana à noite
Fiéis assistem à via-crúcis no Coliseu de Roma - Yara Nardi - 29.mar.2024/Reuters

Após o anúncio, logo antes do início da cerimônia, os organizadores retiraram a cadeira do papa localizada em uma colina em frente ao monumento romano.

O pontífice também havia cancelado sua participação na cerimônia em 2023 por motivos de saúde. Na ocasião, porém, sua ausência havia sido anunciada com antecedência por ele estar se recuperando de uma hospitalização por bronquite.

A tradicional Via-Crúcis da Sexta-Feira Santa no Coliseu é uma das cerimônias mais importantes do calendários da Igreja Católica. O evento reúne milhares de fiéis de vários países, muitos carregando velas, que se unem em silêncio para assistir ao evento.

O papa Francisco foi operado no abdômen em junho passado e, em dezembro, teve de cancelar sua viagem a Dubai para a COP28, a conferência do clima da ONU, devido a problemas respiratórios. Quando jovem, ainda em Buenos Aires, Francisco teve parte de um pulmão removido.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.