Descrição de chapéu Imposto de Renda

Restituição do Imposto de Renda será usada por 30% para pagar dívidas, diz pesquisa da Serasa

Levantamento mostra ainda que 4 em cada 10 discordam da declaração

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Uma pesquisa realizada pela Serasa aponta que 30% das pessoas que receberão restituição do Imposto de Renda pretendem utilizar a quantia para pagar dívidas.

A Receita Federal divulgou que 60,6% das 42,7 milhões de declarações entregues até as 17h30 desta quarta-feira (5) devem ter direito de restituir parte do imposto paga a mais em 2023.

Portanto, cerca de 25,88 milhões terão direito a restituição, sendo que 5,6 milhões já entraram no primeiro lote, pago na última sexta-feira (31). O próximo lote será em 28 de junho. De acordo com o levantamento do Serasa, que será divulgado nesta quinta-feira (6), 57% dos contribuintes devem receber um valor de até R$ 1.000.

Homem abre carteira vazia e observa calculadora ao lado de dezenas de contas
Pesquisa aponta que 30% das pessoas que receberão restituição do IR vão pagar dívidas - Adobe Stock

Além dos 30% que usarão a quantia para pagar dívidas, 22% afirmam que ainda não sabem o que vão fazer com o dinheiro e 21% disseram que pretendem investir.

"O resultado mostra um pouco do comportamento do brasileiro. No país, há falta de educação financeira, pois é um tema que não é frequente na vida das pessoas, não é discutido nas famílias, na escola, entre os casais", afirma Thiago Ramos, gerente da Serasa.

Na sua avaliação, no entanto, o fato de 21% das pessoas —2 em cada 10— planejarem investir o valor mostra uma melhora desse comportamento.

"As pessoas estão se planejando mais. Duas em cada cinco pessoas já tinham planejado como declarar o IR antes do prazo ser aberto. Faltando um mês, 60% haviam declarado. É uma melhora e, sem dúvida, impacta na diminuição da inadimplência, pois a pessoa guarda mais dinheiro e não fica inadimplente na primeira emergência", afirma

Calcule o que falta para sua independência financeira

O Brasil tem 73,42 milhões de pessoas com o nome sujo na praça, de acordo com dados de abril da Serasa. Foi o terceiro mês seguido de alta e os brasileiros entre 41 e 60 anos representam a maior fatia dos devedores, com 35,1%.

Apesar de 3 em cada 10 pretender pagar dívidas, o pagamento dos débitos não deve ser uma prioridade para todas as pessoas.

"Se o consumidor precisa de crédito, ele precisa do nome limpo, então é melhor pagar as dívidas que estão abertas. Se ele não necessita de crédito, a recomendação é analisar a situação, checar se tem alguma conta vencendo e priorizar as contas que têm maior taxa de juros. As contas com juros mais baixos podem ser renegociadas com a empresa ou então pedir o parcelamento", diz Ramos.

A pesquisa do Serasa, feita em conjunto com o Instituto Opinion Box, também mostrou que 44% dos entrevistados consideram que o Imposto de Renda tem "papel significativo na distribuição de renda do país".

Porém, 40% das pessoas discordam do processo de declaração e arrecadação do IR. "Somente 28% concordam que o processo é transparente, enquanto 27% não concordam e nem discordam", avaliou o gerente da Serasa.

O levantamento ouviu 1.759 pessoas, entre 7 e 17 de maio, nos municípios dos 26 estados e do Distrito Federal.

Veja o calendário de restituição do Imposto de Renda 2024

Lote Dia do pagamento
1º lote 31 de maio
2º lote 28 de junho
3º lote 31 de julho
4º lote 30 de agosto
5º lote 30 de setembro
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.