Descrição de chapéu petrobras

TotalEnergies e Petrobras ampliarão exploração de campos de petróleo no Brasil

Capacidade de produção será de 225 mil barris diários na segunda fase de desenvolvimento a partir de 2029

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Paris | AFP

As empresas Petrobras e TotalEnergies anunciaram um acordo para ampliar a exploração de dois campos de petróleo no Brasil, informou nesta segunda-feira (27) o grupo francês.

"A TotalEnergies, em conjunto com a Petrobras e seus parceiros, tomou a FID (Decisão Final de Investimento) para as segundas fases dos desenvolvimentos de dois campos, Atapu e Sépia, no litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro", afirmou empresa em comunicado.

A imagem mostra a fachada de arranha-céus modernos com reflexos de outros edifícios em suas superfícies envidraçadas. Um dos prédios exibe um grande logotipo corporativo, destacando-se contra o padrão geométrico das janelas e as linhas retas da arquitetura urbana.
Logo da empresa TotalEnergies. - Gonzalo Fuentes/Reuters

Os dois campos são operados pela TotalEnergies e pela Petrobras desde 2020 e 2021, respectivamente, com capacidades de produção de 150 mil e 180 mil barris por dia.

A capacidade de produção será de 225 mil barris diários por campo na segunda fase de desenvolvimento, com previsão de início "a partir de 2029".

"A decisão de desenvolver Sépia-2 e Atapu-2 marca uma nova etapa do nosso forte crescimento no Brasil", afirmou Nicolas Terraz, diretor de exploração e produção do grupo francês.

A TotalEnergies possui 15% e 16,9%, respectivamente, dos campos de Atapu e Sépia, ambos explorados pela Petrobras —que possui 65,7% e 55,3%.

A Shell possui 16,7% de Atapu, enquanto Petronas e QatarEnergy possuem 12,7% cada do campo de Sépia.

O CEO da TotalEnergies afirmou na última sexta-feira (24) aos acionistas da empresa que é "necessário" começar a explorar "novos campos de petróleo".

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.