Descrição de chapéu China

Navio próprio da BYD atraca no Brasil pela primeira vez, com 5.000 carros

Embarcação Explorer Nº1 levou 27 dias para viajar da China, onde foi concluído em janeiro, até o porto de Suape (PE)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Um navio da montadora chinesa BYD atracou no continente americano pela primeira vez na segunda-feira (27), no porto de Suape (PE), região metropolitana do Recife, carregando 5.459 veículos destinados ao mercado brasileiro.

Foi a segunda viagem do chamado Explorer Nº1 BYD, que levou 27 dias da China até o Brasil. O navio foi entregue em janeiro no porto de Yantai, na província de Shandong, no leste do país.

Com capacidade para até 7.000 carros, a embarcação tem 200 metros de comprimento e conta com 23 tripulantes, a maioria da Bulgária.

Navio Explorer Nº1 BYD no Porto de Suape (PE)
Navio Explorer Nº1 BYD no Porto de Suape (PE) - Divulgação/bera.digital

Visando atender a demanda brasileira por elétricos e híbridos, essa foi a maior movimentação de carros da história do porto de Suape, segundo a montadora.

Neste ano, a BYD emplacou 25,5 mil unidades no país, 43% a mais do que todos os emplacamentos de 2023 (17,9 mil).

No ano passado, as vendas de veículos elétricos leves no Brasil atingiram um patamar recorde de quase 94 mil unidades, segundo a ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico). O volume representou um crescimento de 91% em relação às vendas de 2022, mas cerca de 5% do total de vendas no país.

Em abril deste ano, a BYD se tornou a nona montadora a emplacar mais carros no país, no ranking de automóveis da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), com uma participação de mercado de 4,24%. As três primeiras são Volkswagen (16,92%), Fiat (15,12%) e GM (15,06%).

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.