Anitta no VMA canta funk e leva favela do Rio de Janeiro à MTV americana

Cantora brasileira se apresentou pelo segundo ano seguido na cerimônia, que acontece nesta terça (12) nos Estados Unidos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Antes de levar o prêmio de melhor clipe de música latina, Anitta cantou um medley de funks recentes e rebolou bastante no palco do VMA, o Video Music Awards. A brasileira ainda cantou com o grupo de k-pop TXT na premiação da MTV dos Estados Unidos, que acontece na noite desta terça-feira (12) no ginásio Prudential Center, em Newark, Nova Jersey.

Anitta durante performance na cerimônia de 2023 do VMA, premiação da MTV americana
Anitta durante performance na cerimônia de 2023 do VMA, premiação da MTV americana - Brendan Mcdermid/REUTERS

Em sua performance solo, a cantora surgiu usando uma roupa colorida com referência à bandeira do Brasil. No palco, além dos dançarinos, foi possível ver engradados de cerveja e, ao fundo, imagens que remetem a uma favela do Rio de Janeiro.

As comunidades cariocas e o funk são temas do mais recente trabalho da cantora, um pacote com três músicas chamado "Funk Generation: A Favela Love Story". Ela cantou um medley com as faixas do lançamento, abrindo com "Used to Be" e passando por "Funk Rave" e "Casi Casi".

Em seu baile de favela no palco da MTV, Anitta ainda mostrou o trecho do que deve ser seu novo single, "Grip". O produtor Zebu, do coletivo Brabo Music Team, que trabalha com Anitta, afirmou no Twitter que essa é a música ainda não lançada presente na performance.

A plateia exibida pela transmissão aplaudiu e gritou muito depois da performance da brasileira. Ela foi celebrada por famosos presentes na premiação, caso de Taylor Swift.

Este ano, Anitta também foi a única artista a se apresentar duas vezes no VMA. Ela foi a convidada do grupo de k-pop Tomorrow X Together, o TXT, na performance da música "Back for More", parceria entre a brasileira e os sul-coreanos anunciada semana passada.

A faixa, um pop com batidas de EDM, ou electronic dance music, foi levada pelo quinteto com danças coreografadas até a aparição de Anitta, quando a música ganhou levada de funk. Agora vestindo preto, a brasileira cantou em inglês e em espanhol, e interagiu com o grupo.

"Back for More" tem coprodução do Tropkillaz, duo de música eletrônica que é colaborador frequente de Anitta. A apresentação marcou a estreia da cantora no universo do k-pop.

Anitta com o grupo de k-pop Tomorrow X Together em performance no VMA, premiação da MTV americana
Anitta com o grupo de k-pop Tomorrow X Together em performance no VMA, premiação da MTV americana - Brendan Mcdermid/REUTERS

A cantora também ganhou, assim como no ano passado, na categoria de melhor clipe de música latina, com o vídeo de "Funk Rave". Ela disputou o prêmio com nomes como Bad Bunny, Karol G, Rosalía e Shakira.

Também se apresentaram no VMA de 2023 artistas como Cardi B, Megan Thee Stallion, Demi Lovato, Olivia Rodrigo, Shakira e Lil Wayne, entre outros.

Este é o segundo ano seguido que Anitta se apresenta no evento. Em 2022, a cantora fez uma performance com o sucesso "Envolver" e dançou um medley curto com trechos de outras músicas, como "Vai Malandra", "Movimento da Sanfoninha" e "Bola Rebola".

Na ocasião, Anitta venceu o prêmio de melhor clipe de música latina, com "Envolver". Foi a primeira vez que o Brasil faturou um prêmio na cerimônia da MTV americana. "Hoje eu apresentei aqui um ritmo que era considerado um crime no meu país", ela disse na cerimônia do ano passado. "Vim da periferia."

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.