J.K. Rowling, a autora da série "Harry Potter", caiu em uma pegadinha de uma dupla de comediantes russos que a fez acreditar estar conversando com o presidente ucraniano Volodimir Zelenski por uma chamada de vídeo.
A dupla de comediantes Vladimir Kuznetsov e Alexei Stoliarov —conhecidos como Vovan e Lexus— preparou uma reunião virtual onde o político falaria apenas pelo canal de áudio, e em inglês. Os dois já fizeram outros trotes com celebridades como Elton John, Billie Eilish, Kamala Harris, Bernie Sanders e George W. Bush.
O vídeo foi descoberto pelo portal The Rowling Library na terça-feira, mas chegou a ser exibido pela dupla durante o Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo na semana passada, afirma a agência de notícias russa Tass.
Nele, a autora que faz ações de caridade para a Ucrânia, é chamada de "a maior escritora de todos os tempos", enquanto é questionada, por exemplo, por que a cicatriz de Harry Potter parece um Z —letra que virou símbolo de apoio aos invasores russos na Ucrânia. Seriamente, ela responde que vai verificar isso e preparar alguma defesa nas redes sociais, considerando uma possível retaliação. O interlocutor ainda pergunta se ela mudaria o símbolo para um tridente ucraniano.
A dupla ainda aproveitou alguns pontos sensíveis da autora, que é acusada pela comunidade LGBTQIA+ de transfobia por seus frequentes comentários negativos sobre pessoas transgênero. Nisso, os comediantes a pressionaram para saber se o bruxo Dumbledore era realmente gay, querendo saber com quem ele dormiu —"espero que não com um transgênero", acrescentaram. Inventaram ainda que soldados estariam escrevendo o feitiço mortal da série, "Avada Kedavra", em mísseis.
Uma porta-voz da autora chamou o caso de "desagradável". "J.K. Rowling foi abordada para falar sobre seu extenso trabalho de caridade na Ucrânia, apoiando crianças e famílias que foram afetadas pelo atual conflito na região. O vídeo, que foi editado, é uma representação distorcida da conversa", declarou.
Os comediantes ainda abriram a câmera por um momento, para apresentar uma suposta "Ordem da Fênix Ucraniana", com três idosos com camisetas com a inscrição "Somente Putin!" em russo —o que Rowling não pode compreender na hora. Ao final, o falso Zelenski pediu um cumprimento para os escritores russos favoritos deles —Vovan e Lexus.
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.