O 23º volume da Coleção Folha Concertos e Óperas para Crianças, que chega às bancas no domingo (22/7), apresenta ao pequeno leitor uma versão adaptada da ópera "Aida", uma das mais comoventes do romantismo.
A protagonista da clássica obra do italiano Giuseppe Verdi é uma princesa etíope que foi escravizada pelos egípcios em meio a uma guerra entre os dois povos.
Radamés, um valente militar do Egito, acaba se apaixonando pela prisioneira e filha do líder rival. Na trama, o coração da protagonista se mostra dividido entre a nova paixão e seu pai.
O amor frente as adversidades, o ciúme e a perseverança são alguns dos principais temas abordados na ópera, cujo libreto assinado é por Antonio Ghislanzoni.
A obra, que estreou no Cairo em 1871, integra o gênero grand ópera, nome dado a peças de temática histórica com diversos personagens, cenários espetaculares e numerosa estrutura orquestral.
"Aida" foi executada nos palcos mais importantes do mundo, como o Teatro alla Scala, de Milão. Ali, o público gostou tanto do que viu que Verdi subiu 32 vezes ao palco para receber os aplausos.
Além do livro, o 23º volume da coleção inclui um CD com uma gravação da ópera executada pela Orquestra Sinfônica Nacional da Irlanda, sob regência do americano Rico Saccani (1923-2015).
A versão ilustrada da obra de Verdi apresentada ao pequeno leitor nesta edição da Coleção Folha oferece atividades lúdicas e também explica a relação entre trechos da história e faixas do álbum.
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.