São Paulo, sexta, 6 de novembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ARTES PLÁSTICAS
Mostra conta com 30 fotografias do artista
Bahia expõe obra de Geraldo de Barros

CHRISTIANNE GONZALEZ
da Agência Folha, em Salvador

Até o próximo dia 6 de janeiro, os frequentadores da galeria Pierre Verger, em Salvador (BA), poderão visitar a mostra "Fotoformas" -30 fotos de Geraldo de Barros, considerado um dos principais nomes da história da arte concreta e da fotografia moderna brasileira.
Morto no início deste ano, Barros desenvolveu sua obra a partir da fotografia, utilizando os negativos e outras técnicas para aproximar suas fotos da arte abstrata.

Fuga de padrões
Geraldo de Barros nasceu em 1923, em Xavantes, interior de São Paulo, e, nos anos 40, já realizava suas primeiras experiências com a fotografia abstrata.
Na época, Barros fugiu do padrão da arte acadêmica que vigorava no Brasil, retocando e rabiscando sobre os negativos. Em 1950, o artista começou a se destacar na história da arte com a mostra "Fotoformas", realizada pelo Masp (Museu de Arte de São Paulo).
Após a exposição no Masp, Geraldo de Barros estudou gravura na Escola Superior de Belas Artes de Paris, onde passou a conhecer trabalhos de artistas como Cartier-Bresson, Georgio Morandi e François Morellet.
Em 1952, o brasileiro fundou o grupo Ruptura, em parceria com Waldemar Cordeiro e Luís Saciloto. O grupo foi considerado referência da arte concreta no país.
Dois anos depois, o artista iniciou trabalhos de arte gráfica e desenho industrial. Seu trabalho teve grande receptividade na Europa e nos EUA.
Em 1993, toda a obra fotográfica do artista foi resgatada pelo Musée de L'Elysée, em Lausanne, Suíça, na mostra "Geraldo de Barros, Peintre et Photographe" (Geraldo de Barros, Pintor e Fotógrafo).



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.