São Paulo, quinta-feira, 05 de fevereiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Documentário

Série mostra corrida do ouro no Alasca

DA REPORTAGEM LOCAL

O Alasca, cuja exportação mais recente foi Sarah "posso ver a Rússia da minha casa" Palin, vejam só, também tem ouro às pampas. O dado enciclopédico está no episódio inaugural da série "Desafiando o Alasca", que o History Channel exibe hoje à noite.
O apresentador percorre vários pontos do Estado para mostrar as diferentes modalidades de extração do mineral. Há desde o garimpeiro solitário (que se encarapita em engenhocas análogas às do Inspetor Bugiganga para, em cem dias de sol, garantir o sustento da família por um ano) até a grande mineradora (e seu arsenal de dinamites para facilitar o acesso às jazidas), comandada por um sujeito que vive a -20� C desde a década de 70 por livre e espontânea vontade.
Aliás, o clima inóspito parece ser a única razão pela qual o Alasca não virou a Serra Pelada dos americanos -ainda assim, a presença de incautos na área remonta ao fim do século 19. Para completar a galeria de personagens, surgem ainda os dois amigos que veraneiam no território gelado com cifrões nos olhos -tubos de sucção toscos e peneiras a tiracolo. Os tubos dão a deixa para o trocadilho mais infame da hora: "This job sucks!" (significando esse trabalho suga ou esse trabalho é uma droga), diverte-se o apresentador. (LN)


DESAFIANDO O ALASCA: MINERAÇÃO DE OURO
Quando: hoje, às 21h
Onde: The History Channel
Classificação: não informada



Texto Anterior: Comida: Quem resiste a uma coxinha?
Próximo Texto: Crítica: Desafios do tempo marcam "O Príncipe"
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.