São Paulo, quinta-feira, 30 de agosto de 2007
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EM CASA

Veja como limpar seus livros para que não sejam tomados por mofo ou traças

Muitas vezes ignorados durante a faxina, os livros merecem atenção especial: limpar a casa toda e se esquecer deles pode levar a problemas respiratórios e ao surgimento -ou agravamento- de processos alérgicos.
O primeiro cuidado é na hora de guardar as publicações. Elas não devem ficar nem em um local fechado demais, para não formar mofo, nem em uma estante exposta à claridade, para que o papel não desbote.
Se os livros estiverem muito empoeirados, retire-os para, primeiramente, limpar o móvel. Só volte a colocar tudo no lugar quando a estante estiver completamente seca.
Nessa hora, fique atento às distâncias entre eles. "Capas juntas demais grudam umas nas outras. É preciso ter uma folga mínima para que se acomodem bem", diz Maria Teresa Ferrão, do Cedoc (Centro de Documentação) da UnB (Universidade de Brasília).
Livros muito sujos ou amarelados pelo tempo devem ser limpos com paciência: passe um pano seco página, cuidadosamente, por página. Na hora de guardar, coloque-os separados dos livros mais recentes, para amenizar as chances de que as traças presentes nos velhos invadam os novos.
Uma vez por mês é um bom prazo para um cuidado caprichado. Nas semanas intermediárias, basta retirar o pó com um espanador ou uma trincha -uma espécie de pincel.

Texto Anterior: Neurociência - Suzana Herculano-Houzel: O "barato da música"
Próximo Texto: Livros
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.