São Paulo, quinta-feira, 03 de fevereiro de 2005
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fases do sono

O sono acontece de forma cíclica, alternando-se em estágios leves e profundos. Cada ciclo dura, em média, 90 minutos, e é composto dos estágios a seguir:

Estágio 1 - Transição entre o estado de vigília e o sono, chamado de semiconsciência. Pode durar de segundos a sete minutos e corresponde a cerca de 5% a 10% do tempo de repouso. Pode ocorrer a cada reinício do sono, nas trocas de estágio, durante toda a noite.

Estágio 2- Início do sono não-REM, ainda é considerado leve, mas nessa fase é mais difícil acordar. É o estágio mais longo, ocupando de 45% a 55% do tempo de repouso.

Estágio 3 - O metabolismo cerebral torna-se mais lento, começando a produzir ondas que marcam o início do sono profundo e o processo de recuperação fisiológica. Dura de 3% a 5% do tempo, passando rapidamente para o estágio 4.

Estágio 4 - Sono profundo, de ondas cerebrais lentas (delta). Nesse estágio ocorre diminuição da freqüência cardíaca e da pressão arterial, a respiração torna-se constate e regular e há produção de hormônios. Corresponde a cerca de 20% do tempo de sono.

REM
Considerado o quinto estágio, é uma fase de sono paradoxal: apesar de leve, provoca profundo relaxamento muscular e intensa atividade cerebral, semelhante a de quando estamos acordados. Marcada pelo movimento rápido dos olhos (a sigla significa "rapid eyes movement"), surge no final de cada ciclo de 90 minutos, ocupa cerca de 20% do tempo de sono e predomina no final da noite. Estudiosos ainda pesquisam a sua relação com a memória. É a fase de maior produção de sonhos.

SONO POLIFÁSICO
O método propõe dormir um ou dois ciclos de 90 minutos durante a noite e, durante o dia, cochilar por 20 minutos a cada seis horas. No contexto de privação de sono, a tendência é que durante as sonecas o organismo vá direto para os estágios mais profundos, que têm maior efeito reparador.


Texto Anterior: Num piscar de olhos
Próximo Texto: Alimentação: Sanduíche ou saladinha?
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.