A Folha e a Fundação Schwab receberam nesta terça-feira (12) 40 convidados entre finalistas e atores do ecossistema de impacto em almoço no Bar dos Arcos, em São Paulo.
O espaço gastronômico nas catacumbas do Theatro Municipal foi o local escolhido para o evento pré-cerimônia do Prêmio Empreendedor Social, realizado no mais tradicional e icônico palco da capital paulista naquela mesma noite.
O almoço homenageou os seis finalistas desta edição de 20 anos da premiação: Valmir Ortega (Belterra Agroflorestas), Jorge Júnior (Trampay), Thiago Rached e Luís Junqueira (Letrus), Simony César (Super Nina), Maria Vitória Ramos (Fiquem Sabendo) e Eduardo Ávila (Revolusolar).
O encontro foi aberto com as boas-vindas dos representantes da Schwab, Hilde Schwab, cofundadora da fundação, e François Bonnici, diretor-executivo, que vieram da Suíça especialmente para a celebração do 20º aniversário do prêmio realizado em parceria com a Folha desde 2005.
"Vocês colocam o Brasil no mapa da inovação social no mundo", afirmou Hilde, ao celebrar não só os finalistas, como também os 12 brasileiros que integram a comunidade internacional de inovadores sociais que a Fundação Schwab conecta com o Fórum Econômico Mundial.
O menu especial preparado pela equipe do Bar dos Arcos, um dos points da cidade, sob o comando de Facundo Guerra, embalou as conversas de premiados por Folha e Schwab ao longo de duas décadas, como Eugênio Scannavino (Saúde & Alegria), Guilherme Brammer (Boomera Ambipar); Roberta Faria e Rodrigo Pipponzi (MOL Impacto), o casal Suzana e Claudio Páudia (IPÊ), e Valdeci Ferreira (Fbac).
Os empreendedores sociais de diferentes gerações, entre eles Rodrigo Baggio (Recode), Fábio Bibancos (Turma do Bem), Cybele Amado (Icep), Sabine Zink (SAS Brasil) e Gisela Solymos (Cren) interagiram ao sabor das várias opções de entradas, pratos principais e sobremesas.
Eles interagiram com representantes de parceiros e patrocinadores do prêmio, como Marcelo Fukayama (Din4mo), Ana Carolina Almeida (Fundação Dom Cabral), Thayná Nascimento (Ambev), Julia Jung (Gerdau), Daniela Redondo (Instituto Coca-Cola Brasil), Thais Morais (Coca-Cola), Renata Greco (Instituto Liberta), Arilma Vasconcelos (Pagbank) e André Santa Rosa Lima (Theatro Municipal).
Estiveram ainda presentes no almoço os superintendentes da Folha, Carlos Ponce de Leon e Judith Brito; Marcelo Benez, diretor comercial; Anderson Damien, diretor de Mercado Leitor e Estratégias Digitais, Roberto Dias, secretário de Redação, Eliane Trindade, editora do Empreendedor Social, e Jeff Ares, fundador da Pedra, escritório de comunicação e impacto, e curador artístico da premiação.
Almoço entre jovens transformadores
No mesmo dia, os 6 jovens transformadores da nova categoria do prêmio foram homenageados em um almoço oferecido por Ashoka e Instituto Coca-Cola Brasil em São Paulo.
Estiveram presentes Luana Maria (Pajubá Tech), Luiz César da Silva (Visibilidade da Juventude Rural), Mariana Nunes (Rede Autoestima-se), Rhayani Dias (Politiqueiros Brasil), Rutenio Florencio (Instituto Pensando Bem) e Thais Rico (Mais1Code).
Eles tiveram a oportunidade de apresentar suas iniciativas para plateias formada por outros Jovens Transformadores Ashoka, como Carlla Vicna e Pablo Azevedo, além de fellows da Ashoka, como Suzana Padua, Claudio Padua e Carolina Videira —estes também vencedores do Prêmio Empreendedor Social.
No encontro, a Ashoka Brasil elencou as oportunidades de engajamento na rede, assim como o Instituto Coca-Cola Brasil, que destacou como vem atuando em prol do empoderamento econômico de jovens pelo país.
A Folha foi representada pelo editor de Parcerias, Roberto de Oliveira, e pelos jornalistas Cristiano Pombo e Gabriela Caseff, que integram a comissão de avaliação do Empreendedor Social.
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.