A Expo Favela, maior feira de negócios para empreendedores da periferia, terá nova edição focada em inovação. O evento que promete conectar "favela e asfalto" acontecerá entre os dias 5 e 7 de julho, no complexo empresarial World Trade Center, na zona sul de São Paulo.
Entre os convidados desta edição estão o ministro dos Direitos Humanos e Cidadania, Silvio Almeida, o apresentador Luciano Huck, o artista Dudu Nobre, o influenciador Felipe Neto e a empreendedora social Ana Fontes.
Além de abrir canal de diálogo entre empresários de comunidades e investidores que desejam ampliar sua base de negócios, a feira proporciona trocas de conhecimento a partir de palestras sobre temas que vão de gestão de negócios até metaverso.
"Teremos muitas pessoas trazendo reflexões das mais diversas áreas e trocando informações entre si. Isso permite que a favela consiga acessar uma variedade de conteúdos que não fazem parte de seu dia a dia", explica Celso Athayde, ex-camelô e diretor da Favela Holding, organizadora do evento.
Os ingressos podem ser adquiridos no site expofavela.com.br, com valores diferenciados para moradores de comunidades, a partir de R$ 10.
Além de palestras com convidados, a Expo Favela terá aulas de professores universitários sobre temas de empreendedorismo, desenhadas especialmente para o público do evento.
No palco principal, as discussões serão centradas em negócios. Estarão presentes mais de 80 fundos de investimento, como Gvangels, PGAngels, Sororitê, Poli Angels e WOW Gaming Ventures, além de investidores-anjos —profissionais com experiência e capital disponível para investir em empresas que se encontram em fases iniciais.
"Vamos ter diversos negócios participando, de áreas como tecnologia, comunicação e gastronomia. Tudo vai ser sobre empreendedorismo, seja de dentro da favela, seja de fora dela, mas sempre com a ideia de mostrar como a favela pode interagir com o asfalto", diz Athayde.
Uma novidade deste ano são os painéis sobre empreendedorismo artístico, dos quais participarão nomes como Péricles, Taís Araújo e Karol Conká. A proposta é explicar como essas celebridades começaram a empreender e como cuidam de suas carreiras e negócios.
Em 2023, o Expo Favela teve público de mais de 30 mil pessoas. Neste ano, a expectativa é receber 45 mil participantes. "Queremos que a feira se consolide como parte do calendário de feiras brasileiras", afirma o fundador da Favela Holding.
Em breve, o evento deve cruzar fronteiras, pois em outubro a Expo Favela terá uma edição em Paris, e, no ano seguinte, em Lisboa.
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.