Empreendedor Social: Conheça finalistas que concorrem em 'Direitos Humanos'

Três iniciativas chegam à final na categoria que joga luz sobre lideranças emergentes em comunidades; dê seu voto na Escolha do Leitor

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Três iniciativas que atuam com inclusão social, combate ao racismo e fortalecimento da democracia no país concorrem na categoria 'Direitos Humanos' do Prêmio Empreendedor Social 2022. São elas: ID_BR, Politize! e Turma do Jiló.

O ID_BR - Instituto Identidades do Brasil promove igualdade racial por meio de empregabilidade e educação. Criado por Luana Génot em 2016, promove jornadas antirracistas mirando as 500 maiores empresas brasileiras, que são disseminadoras da cultura corporativa.

Também usa estratégias como letramento racial de professores e campanhas de engajamento para que a sociedade seja mais intencional contra o racismo estrutural.

Carolina Videira, Luana Génot e Gabriel Marmentini são finalistas na categoria 'Direitos Humanos' do Empreendedor Social 2022
Carolina Videira, Luana Génot e Gabriel Marmentini são finalistas na categoria 'Direitos Humanos' do Empreendedor Social 2022 - Folhapress

A Politize!, que nasceu em 2015, após as manifestações de rua no país, usa a internet para a educação política e tem Gabriel Marmentini como uma de suas lideranças.

A plataforma reúne mais de 2.500 tópicos separados em texto, vídeo e podcast, e atua com educação básica por meio da Escola da Cidadania Ativa. Os Embaixadores Politize! são hoje mais de 500 voluntários, espalhados por 80 municípios, que ajudam a identificar problemas públicos e resolvê-los em suas comunidades.

A Turma do Jiló desenvolve projetos para inclusão de pessoas com deficiência e para ampliar a diversidade dentro de escolas e empresas.

Criada em 2015, a partir das experiências de Carolina Videira pela inclusão do primeiro filho, a associação desenvolveu uma metodologia capaz de impactar toda a comunidade de ensino, de alunos e famílias a professores, diretores de escola e gestores.

Até 16 de setembro, é possível votar nas 12 finalistas do Prêmio Empreendedor Social na Escolha do Leitor, em folha.com/escolhadoleitor2022.

Também é possível doar para ampliar o impacto das ações por meio de boleto, cartão ou Pix na plataforma criada em parceria com Doare, Movimento Arredondar e PagSeguro PagBank.

Além da votação popular, os finalistas são submetidos a um júri composto de especialistas e personalidades que vai escolher quatro vencedores, um em cada categoria –Destaques na Pandemia, Direitos Humanos, Inovação em Meio Ambiente e Soluções Comunitárias.

Eles serão anunciados em 19 de setembro, durante a cerimônia de premiação em São Paulo, com transmissão ao vivo pela TV Folha.

O Empreendedor Social 2022 tem patrocínio de Gerdau, Ambev, Sesi/Senai, Coca-Cola, Liberta e Vedacit. E conta com parceria estratégica de Ashoka, ESPM, FDC, Prosas, SBSA Advogados e UOL.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.