Vitória do Inter e derrota do Grêmio marcam retomada do Campeonato Brasileiro

Times gaúchos voltam a campo pela competição nacional um mês após tragédia no Rio Grande do Sul

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A disputa do Campeonato Brasileiro foi retomada neste sábado (1º), depois de uma paralisação de duas semanas em decorrência da tragédia socioambiental que devastou o Rio Grande do Sul.

Três dos cinco jogos marcados para a abertura da 7ª rodada envolveram os times gaúchos da Série A (Grêmio, Internacional e Juventude). Eles não entravam em campo pela competição nacional desde o fim de abril, quando tiveram início as inundações no estado.

Com sua Arena bastante danificada e sem previsão de reabertura, o Grêmio atuou na condição de mandante contra o Red Bull Bragantino no estádio Couto Pereira, em Curitiba (PR). O confronto terminou em 2 a 0 para o time paulista, com gols de Eric Ramires e Luan Cândido.

Grêmio recebeu o Red Bull Bragantino no estádio do Coritiba e saiu derrotado por 2 a 0.
Grêmio recebeu o Red Bull Bragantino no estádio do Coritiba e saiu derrotado por 2 a 0 - Heuler Andrey/Dia Esportivo/Agência O Globo

O time do técnico Renato Portaluppi já havia realizado uma partida nesse mesmo local na última quarta-feira (29), mas pela Copa Libertadores, na vitória por 4 a 0 sobre o The Strongest-BOL.

Neste sábado, o treinador poupou os titulares pensando no próximo duelo do torneio continental, contra o Huachipato, no Chile. "Sabíamos que íamos encontrar dificuldade, pelo adversário e pela falta de entrosamento e ritmo de jogo. É uma coisa que vamos enfrentar por um bom tempo, não tem como escapar", declarou.

Já o Internacional retomou a disputa do Campeonato Brasileiro com vitória por 1 a 0 sobre o Cuiabá, na Arena Pantanal, como visitante. "Os três pontos são importantes, mas temos de ajudar de alguma forma o nosso povo. Buscamos levar um pouco de alegria", afirmou Hugo Mallo, autor do gol.

Na próxima rodada, como mandante diante do São Paulo, o time de Eduardo Coudet novamente precisará jogar longe da torcida colorada, no estádio Heriberto Hülse, em Criciúma (SC). Antes, o Inter já havia mandado uma partida na Arena Barueri, na última terça (28), pela Copa Sul-Americana, quando saiu derrotado por 2 a 1 pelo Belgrano-ARG.

O Juventude, por sua vez, visitou o Fluminense no Maracanã e conseguiu um ponto depois de sair perdendo. Marcelo abriu o placar para o time carioca, de pênalti, e Jadson aproveitou uma falha do goleiro Fábio para igualar o marcador.

O clube de Caxias do Sul vive uma situação um pouco diferente em relação aos rivais, uma vez que sua estrutura não foi diretamente afetada pelas enchentes. Na próxima rodada da Série A, a equipe receberá o Vitória no próprio estádio Alfredo Jaconi.

A casa do Juventude também será usada pela dupla de Porto Alegre nas próximas semanas. Inter e Grêmio mandarão suas partidas contra Delfín-EQU (Copa Sul Sul-Americana) e Botafogo (Campeonato Brasileiro), respectivamente, em Caxias do Sul.

Os times da capital ainda não sabem quando poderão voltar a jogar em seus estádios. O Inter calcula em até 90 dias o período para a recuperação do Beira-Rio. O presidente do Grêmio, Alberto Guerra, chegou a mencionar um prazo similar, "em uma previsão muito otimista", mas o tricolor não descarta a possibilidade de voltar à Arena só em 2025.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.