Descrição de chapéu F1

Família de Schumacher recebe indenização por 'entrevista' criada por IA

Revista publicou capa em que dizia tratar-se das primeiras declarações do ex-piloto desde acidente em 2013

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Reuters

A família de Michael Schumacher assegurou uma compensação de 200 mil euros (R$ 1,1 milhão) dos editores de uma revista alemã que publicou uma "entrevista" gerada por inteligência artificial com o heptacampeão mundial de Fórmula 1.

Uma porta-voz da família confirmou na quarta-feira (22) uma decisão do Tribunal do Trabalho de Munique e um acordo com o grupo de mídia Funke, editor da revista Die Aktuelle, sem fazer mais comentários.

O editor da revista foi demitido no ano passado e o grupo Funke fez um pedido de desculpas à família do ex-piloto.

 Capa da revista alemã Die Aktual ao publicar "entrevista" com Michael Schumacher gerada por inteligência artificial, em 15 de abril de 2023
Capa da revista alemã Die Aktual ao publicar "entrevista" com Michael Schumacher gerada por inteligência artificial, em 15 de abril de 2023 - Reprodução

Schumacher, agora com 55 anos, não é visto em público desde que sofreu uma grave lesão cerebral em um acidente de esqui durante férias em família nos Alpes franceses, em dezembro de 2013.

A família mantém estrita privacidade sobre a condição do ex-piloto, com acesso limitado às pessoas mais próximas a ele.

A Die Aktuelle publicou uma capa em abril de 2023 com uma foto de Schumacher sorridente e a manchete prometendo "Michael Schumacher, a primeira entrevista".

O subtítulo acrescentou que a matéria "soava enganosamente real" e, no decorrer do texto, a revista admitia que as "citações" atribuídas ao alemão foram geradas por inteligência artificial.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.