Descrição de chapéu Futebol Uruguai

Cavani anuncia aposentadoria da seleção uruguaia a menos de um mês da Copa América

Segundo maior artilheiro pelo Uruguai, centroavante se despediu em mensagem nas redes sociais

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O atacante Edinson Cavani, de 37 anos, anunciou nesta quinta-feira (30) sua aposentadoria da seleção uruguaia. Pelas redes sociais, ele comunicou que pretende se dedicar a uma "nova etapa da carreira". Atualmente, ele é jogador do Boca Juniors, da Argentina.

"Minha querida celeste", começa ele na mensagem, em referência ao nome pelo qual a seleção uruguaia é conhecida, "eu só quero agradecer por cada lição que você me fez vivenciar. Não quero me estender. Hoje são poucas palavras, mas sentimentos profundos."

O anúncio foi feito a menos de um mês do início da Copa América, que deverá receber nos próximos dias a lista de uruguaios selecionados pelo técnico argentino Marcelo Bielsa, à frente do grupo celeste desde maio de 2023. Cavani nunca foi convocado pelo treinador.

Homem com cabelos castanhos compridos e uniforme de futebol, com camisa azul e shorts preto, acena em direção à torcida. Ele tem um semblante sério. Atrás dele, é possível ver, com menos foco, dois outros jogadores se abraçando em frente ao gol
Cavani acena para a torcida após partida entre Uruguai e Gana, pela fase de grupos da Copa do Qatar, no estádio Al Janoub; time sul-americano não avançou para as oitavas - Amr Abdallah Dalsh - 2.dez.22/Reuters

Desde sua estreia pela equipe nacional, em 2008, foram 58 gols marcados em 136 partidas. Ele disputou quatro Copas do Mundo (2010, 2014, 2018 e 2022) e entrou em campo pela última vez com a camisa celeste na Copa do Qatar, em 2022, na vitória por 2 a 0 sobre Gana, pela última rodada da fase de grupos, que marcou a eliminação do time sul-americano.

Conhecido como "Matador", Cavani participou da campanha vencedora da Copa América de 2011, disputada na Argentina. Ele é o segundo maior artilheiro da seleção; perde apenas para Luis Suárez, que soma 68 gols.

O centroavante agradeceu às pessoas que participaram de sua passagem pela equipe. "Hoje decido dar um passo para o lado, mas sempre os seguirei com o coração batendo, como quando tive que entrar em campo com essa camisa linda", disse, sem detalhar qual será a nova etapa da carreira.

O centroavante segue no Boca Juniors, que está disputando o Campeonato Argentino e a Copa Sul-Americana. Ele tem 15 gols em 34 jogos pelo time de Buenos Aires.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.