Minutos após o final da partida que colocou a França na decisão da Copa do Mundo e eliminou o Marrocos, as tensões já davam as caras na cidade francesa de Nice, na noite desta quarta (14).
Ali, na praça Masséna, por volta das 23h (19h em Brasília) torcedores franceses e marroquinos se enfrentavam e disparavam morteiros uns nos outros. Homens encapuzados insultavam os marroquinos gritando: "Árabes, fora" e "estamos em casa". As informações são do jornal francês Le Figaro.
Já o Le Monde informou que a polícia esvaziou a praça Bellecour, no centro de Lyon, com gás lacrimogêneo, após a violência de um grupo de indivíduos encapuzados. Torcedores responderam com morteiros.
Cerca de 10 mil policiais estão mobilizados em todo o país, dos quais 5.000 estão colocados na região de Ile-de-France, perto de Paris, e cerca de 2.200 na capital, o dobro do pessoal de segurança acionado nas partidas anteriores da Copa do Mundo, disse o ministro do Interior, Gerald Darmanin, à TV France 2.
Isso porque, no sábado, quando Marrocos superou Portugal e a França bateu a Inglaterra, torcedores dos dois países vencedores entraram em confronto com policiais na avenida Champs-Élysées, em Paris.
Já em Paris, não houve relato de incidentes graves até o final da noite desta quarta. Por volta das 23h, centenas de parisienses aglomeraram na praça da República na saída dos bares para comemorar a classificação dos Bleus (azuis, em francês) à final. O ambiente era bem-humorado, segundo o Le Monde, apesar dos morteiros disparados no meio de carros e ônibus, que importunavam os motoristas e transeuntes.
Ao apito final, os franceses também correram para a avenida Champs-Élysées, ao som da Marselhesa e de buzinaços. Durante o jogo, bares e restaurantes com telões fizeram lotar as ruas adjacentes. Os retardatários acompanharam a partida nas calçadas, pelas janelas, apesar do frio cortante de 0º na capital francesa.
Presente ao jogo no Qatar, o presidente Emmanuel Macron felicitou a seleção francesa e elogiou a marroquina. "Acho que nossos compatriotas precisam de alegrias simples e puras, o esporte oferece isso, o futebol em particular. Então eu estou muito melhor agora do que há uma hora e meia", disse. "Nunca se ganha um jogo antecipadamente e os marroquinos jogaram tremendamente bem".
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.