Descrição de chapéu Chuvas no Sul clima

Microexplosão causa estragos em 1.200 casas de município no RS

Prefeitura de São Luiz Gonzaga fala em 15 mil pessoas afetadas por tempestade na noite de sábado (15)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro

Uma tempestade na noite deste sábado (15) provocou uma série de estragos no município gaúcho de São Luiz Gonzaga, a 500 km de Porto Alegre. Segundo a prefeitura, cerca de 1.200 casas foram destelhadas ou sofreram algum tipo de avaria.

A administração municipal fala em mais de 15 mil pessoas diretamente atingidas pela situação. A tempestade teve cerca de 15 segundos intensos de queda de granizo, ventos fortes e chuva torrencial, de acordo com a prefeitura.

Tempestade danifica telhados de imóveis no município de São Luiz Gonzaga (RS)
Tempestade danifica telhados de imóveis no município de São Luiz Gonzaga (RS) - Divulgação/Brigada Militar

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul afirmou neste domingo (16) que São Luiz Gonzaga foi alvo de uma microexplosão por volta das 22h30 de sábado. Conforme o órgão, esse tipo de fenômeno pode ocorrer em temporais intensos com muitas descargas elétricas e granizo.

Em uma microexplosão, quando a nuvem não suporta mais o volume de água, despeja toda a quantidade significativa de chuva em direção ao solo, gerando muita precipitação em pouco tempo, diz a Defesa Civil. Essa chuva geralmente é acompanhada por rajadas de vento que podem chegar a 150 km por hora, segundo o órgão.

Em nota divulgada neste domingo, o prefeito Sidney Brondani (PP) afirmou que o município está atendendo desde a noite de sábado moradores que solicitaram lonas e outros tipos de auxílio.

"A situação é grave e atingiu quase metade do nosso município, com muitos transtornos e danos em escolas, unidade de saúde, residências e empresas. Foi algo semelhante a um ciclone que nos atingiu, mas tudo o que tinha de ser feito até o momento foi feito", disse o prefeito.

O Rio Grande do Sul tenta se recuperar das enchentes de proporções históricas que devastaram municípios em maio.

São Luiz Gonzaga fica na região turística das Missões, no noroeste gaúcho. É uma área que não esteve entre as mais afetadas pela tragédia das chuvas no mês passado.

A cidade tem quase 34,8 mil habitantes, segundo o Censo Demográfico 2022, divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Poste de luz cai e atinge carro após tempestade no município de São Luiz Gonzaga (RS)
Poste de luz cai e atinge carro após tempestade no município de São Luiz Gonzaga (RS) - Divulgação/Prefeitura de São Luiz Gonzaga

De acordo com a prefeitura local, pontos do município seguiam sem luz e havia problemas no abastecimento de água na manhã deste domingo. Postes da rede de energia elétrica e árvores caíram com a tempestade.

A administração municipal contabilizou prejuízos em pelo menos quatro escolas. Prédios de unidades de saúde, da Secretaria Municipal de Saúde e de um museu arqueológico também foram atingidos.

Os locais apresentam danos em cobertura, janelas e outras estruturas. A prefeitura anunciou a suspensão das aulas e do atendimento nas escolas e unidades de saúde afetadas.

A tempestade ainda causou danos em estabelecimentos comerciais. Uma pessoa ficou ferida enquanto tentava colocar lonas em sua residência, disse a Defesa Civil.

São Luiz Gonzaga prevê emitir um decreto de situação de emergência. A Brigada Militar –a PM gaúcha– solicita que pessoas evitem transitar por áreas atingidas.

A movimentação de curiosos estaria dificultando o trabalho das equipes que realizam consertos em serviços afetados pelo temporal, como o abastecimento de energia elétrica.

Alerta de chuva no RS

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu na manhã deste domingo um alerta de chuva intensa com risco de alagamentos, ventos fortes e descargas elétricas na região metropolitana de Porto Alegre e em municípios da metade norte do estado –caso de São Luiz Gonzaga.

O aviso é válido até as 19h. A orientação da Defesa Civil é para que, em caso de "tempo severo", a população busque abrigo e não atravesse alagamentos a pé ou de carro.

À tarde, o órgão publicou outro alerta de risco de inundação de córregos, arroios e pequenos rios nas regiões dos vales, da serra e do litoral norte. O aviso é válido por 24 horas.

A Defesa Civil ainda alertou para a ameaça de deslizamentos de terra e quedas de barreiras em áreas da serra, do litoral norte e dos vales do Taquari, do Caí e do Rio Pardo.

Nas redes sociais, o governador Eduardo Leite (PSDB) disse que a Defesa Civil acompanha os desdobramentos da tempestade em São Luiz Gonzaga. Segundo o tucano, o órgão presta suporte com lonas e materiais para evitar maiores estragos nas residências atingidas.

"Conversei há pouco por telefone com o prefeito Sidney Brondani, colocando o governo estadual à disposição para ajudar em tudo o que for possível emergencialmente e no suporte ao restabelecimento e reconstrução nos próximos dias", declarou Leite.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.