Descrição de chapéu Folha Informações

Janja fazia brincadeira com militar ao entregar cachorro

Post viral afirma, sem evidências, que primeira-dama estava encenando para viralizar; o momento não está em suas redes sociais

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Publicação engana ao dizer que a primeira-dama, Janja Lula da Silva, pediu que um militar da FAB (Força Aérea Brasileira) entregasse nas mãos dela um cachorro para que a cena viralizasse nas redes sociais. A equipe de reportagem do site Poder360 estava no local onde a gravação ocorreu e viu que a cena foi uma brincadeira não combinada entre Janja e o militar. O animal no vídeo é a cadela Resistência, que subiu a rampa do Palácio do Planalto na posse de Lula em 2023.

A cena foi gravada em 18 de maio, na Base Aérea de Brasília, durante o evento de envio de donativos para animais domésticos afetados pelas enchentes no Rio Grande do Sul. A aeronave estava com o compartimento de carga aberto, ainda sendo carregada. Janja entregou Resistência nas mãos de um militar, que fingiu levá-la para dentro do avião. A primeira-dama, então, gritou, em tom de brincadeira, para que o militar devolvesse a cadela. O post enganoso usou um vídeo publicado originalmente pelo portal Metrópoles.

Janja, de saia comprida azul e blusa branca, segura na coleira vira-lata escuro. Ao seu lado caminham outras pessoas, inclusive uma soldada. Estão em local aberto, ensolarado, galpão ao fundo
Foto do evento na Base Aérea de Brasília publicada no perfil de Janja no Instagram; na imagem, ela leva Resistência na coleira; Paris, outra cadela da primeira-dama, também estava no local - Cláudio Kbene/@janjalula - Instagram/Reprodução

No mesmo dia, como verificado pelo Comprova, Janja compartilhou nas redes sociais fotos e vídeo de sua participação no evento em Brasília —não há post da cena nos perfis da primeira-dama no Instagram nem no X.

A reportagem entrou em contato com o autor do post enganoso, mas não obteve retorno até a publicação deste texto

Enganoso, para o Comprova, é todo conteúdo retirado do contexto original e usado em outro de modo que seu significado sofra alterações; que usa dados imprecisos ou que induz a uma interpretação diferente da intenção de seu autor; conteúdo que confunde, com ou sem a intenção deliberada de causar dano.

Por que investigamos

O Comprova monitora conteúdos suspeitos publicados em redes sociais e aplicativos de mensagem sobre políticas públicas, saúde, mudanças climáticas e eleições no âmbito federal e abre investigações para aquelas publicações que obtiveram maior alcance e engajamento. Você também pode sugerir verificações pelo WhatsApp +55 11 97045-4984. Sugestões e dúvidas relacionadas a conteúdos duvidosos também podem ser enviadas para a Folha pelo WhatsApp 11 99581-6340 ou pelo email [email protected].

Leia a verificação completa no site do Comprova.

A investigação desse conteúdo foi feita por UOL e A Gazeta e publicada em 21 de maio pelo Comprova, coalizão que reúne 42 veículos na checagem de conteúdos virais. Foi verificada por Folha, Correio, BandNews, O Popular, Estadão, SBT e SBT News.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.