Casa desaba durante resgate no RS e pessoa é arrastada pela água

Brigada Militar tentava salvar duas pessoas que estavam ilhadas em telhado na cidade de Cruzeiro do Sul

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra duas pessoas no telhado de uma casa no município de Cruzeiro do Sul (RS) e uma aeronave sobrevoando o local. Toda a área ao redor aparece alagada, até que a casa despenca e as pessoas somem.

A Brigada Militar do Rio Grande do Sul afirmou, em nota, que a cena registrada foi uma tentativa de salvamento realizada por uma aeronave da corporação na tarde desta quinta-feira (2) na Vale do Taquari, uma das regiões mais afetadas pelas fortes chuvas no estado.

"A Brigada Militar lamenta profundamente o ocorrido e reafirma o seu esforço incansável no resgate, auxílio e ações humanitárias para com as famílias afetadas por mais essa catástrofe climática", disse, em nota.

Segundo a corporação, uma equipe a bordo de um helicóptero foi enviada para resgatar duas pessoas que estavam ilhadas no telhado de uma residência. Para isso, um tripulante desceu e resgatou uma das pessoas com sucesso.

Quando ele desceu para resgatar a segunda pessoa, porém, a estrutura da casa não aguentou a força da água e cedeu. O tripulante, que estava içado ao helicóptero, sobreviveu, mas a vítima foi arrastada pela correnteza.

Alagamento em Cruzeiro do Sul (RS), nesta quinta (2) - @brigadamilitar_ via X/Reuters

Os temporais provocaram a morte de dezenas de pessoas e deixaram o Rio Grande do Sul em estado de calamidade. A previsão para os próximos dias é de novos temporais ao menos até domingo (5), segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

Nesta sexta (3), a chuva de forte intensidade ainda se deslocará mais ao norte, cobrindo todo o estado de Santa Catarina e sudoeste do Paraná.

Nessas regiões, a previsão é de acumulados superiores a 60 mm de chuva por hora ou 100 mm em 24 horas. Por isso o Inmet emitiu na quinta-feira um alerta vermelho para temporais, com grande risco de alagamentos, transbordamentos de rios e deslizamentos de encostas, além de ventos de até 100 km/h.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.