Lealdina Chaves de Barros. O próprio nome sugeria uma das suas principais virtudes, segundo familiares e amigos: lealdade.
De personalidade forte, mas bom astral, defendia com garra seus pontos de vista e tinha conhecimento profundo na área da saúde pública.
“Lealdina dedicou sua vida ao trabalho. Ela era muito inteligente e exigia que todos ao seu redor tivessem o mesmo nível de conhecimento que o seu”, conta a cunhada, a psicóloga Maria Vitória Batomarco Lemos de Barros, 73.
Apaixonada por viagens, realizou o sonho de conhecer vários países. Atualmente, até pela condição física, os raros momentos de lazer também eram rápidos. Limitavam-se a um almoço aos domingos com a família, que a considerava como matriarca. “Ela representava a família. Prestativa, estava sempre disposta a ajudar o próximo. Verdadeira, inteligente e sempre muito séria”, diz Maria Vitória.
Lealdina foi titular da Saúde Municipal na década de 80, e uma das pioneiras da implementação do SUS em Salvador (BA), onde nasceu.
Atuou como assessora dos últimos secretários de saúde desde 2013, no início da gestão do Prefeito ACM Neto, e atualmente trabalhava ao lado do secretário Leo Prates.
“Lealdina tinha uma força interior e um amor pelo ofício que exercia que era expresso no olhar. Seu trabalho certamente ajudou a melhorar a vida de muitos soteropolitanos. Estamos profundamente tristes, mas exaltamos o grande legado que ela deixa”, disse Prates.
Lealdina Chaves de Barros morreu dia 20 de janeiro, aos 80 anos, de parada cardíaca. Solteira, deixa um irmão, a cunhada e sobrinhos.
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.