Descrição de chapéu The New York Times

Veja por quanto tempo é indicado armazenar frango, salmão e carne na geladeira

Períodos são estipulados pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Kristen Miglore
The New York Times

Nos momentos angustiantes em que nos deparamos com um pacote abandonado de coxas de frango no fundo da geladeira, realmente temos que considerar duas perguntas: está estragado? Isso vai nos deixar doentes? Elas não são a mesma coisa.

Os organismos que estragam os alimentos fazem sua presença conhecida, trazendo cheiros estranhos, mofos e mudanças de forma. Mas de forma contraintuitiva, "os organismos de deterioração geralmente não deixam as pessoas doentes –embora o cheiro ou sabor possam", disse Barbara Kowalcyk, professora associada da Escola de Saúde Pública Milken Institute da Universidade George Washington.

Chef Mauricio Lopes, 57, pincela frango durante preparo de prato na escola Wilma Kovesi de cozinha
Chef Mauricio Lopes, 57, pincela frango durante preparo de prato na escola Wilma Kovesi de cozinha - Eduardo Knapp/Folhapress

Em vez disso, são os patógenos como salmonela, norovírus, listeria e outros, que você precisa se preocupar. Não apenas podem deixá-lo doente, mas costumam não serem vistos, cheirados ou degustados.

Em resumo, os patógenos que podem contaminar os alimentos são sorrateiros, então sua melhor defesa –em especial, para aqueles em populações vulneráveis (crianças menores de cinco anos, adultos com 65 anos ou mais, pessoas grávidas e imunocomprometidas)– é garantir que não tenham tempo para se proliferar.

Abaixo estão os prazos de validade de algumas proteínas comuns, conforme aprovado pelo Departamento de Agricultura dos EUA. Eles podem parecer conservadores para quem já retirou sobras de uma semana da geladeira e as esquentou por mais um minuto sem incidentes, mas "quaisquer recomendações para um tempo de armazenamento mais longo aumentarão o risco", pontuou Francisco Diez-Gonzalez, diretor do Centro de Segurança Alimentar da Universidade da Geórgia.

E como sempre, certifique-se de seguir as noções básicas de armazenamento seguro de alimentos: refrigerar os perecíveis a 4 ºC. ou menos, nunca deixá-los no balcão por mais de duas horas (no máximo uma hora em um dia com temperatura de 32 ºC ou mais quente) e estar atento à contaminação cruzada.

Por quanto tempo dura o frango cozido na geladeira?

Como a maioria dos ingredientes cozidos e sobras, o frango cozido durará de três a quatro dias na geladeira. Se você não é fã do chamado sabor de "refogado" das sobras causado pela oxidação (carnes com uma proporção maior de gorduras insaturadas, como frango e porco, são especialmente vulneráveis), o cientista de alimentos Harold McGee recomenda temperar a carne com ervas e especiarias que tenham compostos antioxidantes como orégano, louro, alecrim, endro e açafrão, selar bem as sobras para manter o oxigênio fora e consumi-las rapidamente.

E o frango cru?

Todo frango cru –inteiro, em pedaços ou moído– deve ser cozido de um a dois dias após a compra e armazenado em um saco plástico à prova de vazamentos desde o momento em que você o escolhe na loja até estar pronto para cozinhá-lo, de acordo com a Parceria para Educação em Segurança Alimentar.

Em um estudo de 2018, quase 10% das superfícies das embalagens de aves testadas deram positivo para as bactérias infecciosas campylobacter, E. coli ou ambas. Armazene-o abaixo de qualquer alimento pronto para consumo em caso de gotejamentos acidentais, não o lave, cozinhe-o a 74 ºC estará tudo certo.

Ingredientes para o preparo do frango agridoce (pelo chef Mauricio Lopes na escola Wilma Kovesi de cozinha):  sobrecoxa com pele, mel, azeite, limão, sal e molho com especiarias
Ingredientes para o preparo do frango agridoce (pelo chef Mauricio Lopes na escola Wilma Kovesi de cozinha): sobrecoxa com pele, mel, azeite, limão, sal e molho com especiarias - Eduardo Knapp/Folhapress

Com que rapidez você deve usar a carne moída crua?

A carne moída crua –e todas as carnes moídas– devem ser usadas dentro de um a dois dias, pois qualquer bactéria superficial pode ter se espalhado no processo de moagem. Não se preocupe se abrir uma embalagem e encontrar algumas partes de cor cinza-acastanhada suspeita.

De acordo com o Departamento de Agricultura dos EUA, a embalagem do supermercado é permeável para permitir a entrada de oxigênio e formar uma cor vermelha brilhante, mas pode não se distribuir uniformemente (se a carne estiver completamente cinza ou marrom ou cheirar mal, descarte).

Armazene as embalagens da mesma forma que o frango e outras carnes cruas –em um saco à prova de vazamentos do supermercado, na parte mais fria da geladeira (abaixo e em direção à parte de trás).

A carne moída cozida dura mais na geladeira do que a crua?

Preparadores de refeições, animem-se: uma vez cozida a 71 ºC , a carne moída durará de três a quatro dias na geladeira.

Por quanto tempo o bacon cru dura na geladeira?

Como o bacon foi curado com sal e muitas vezes defumado –ambas técnicas de conservação de alimentos –temos um pouco mais de tempo para agir do que com carnes frescas. Armazenado na geladeira, deve ser cozido dentro de uma semana, independentemente de qualquer data de validade opcional na embalagem. Se houver uma data de uso até mais próxima, o Departamento de Agricultura dos EUA recomenda que a respeitemos.

Por quanto tempo o salmão cozido dura na geladeira?

Embora o salmão cru e outros peixes devam ser consumidos o mais rápido possível (dentro de um ou dois dias), uma vez cozido, ele durará até quatro dias. Isso ocorre porque as enzimas dos seres marinhos já estão acostumadas com águas mais frias e não são afetadas pelas temperaturas da geladeira enquanto estão crus. "Então, coma peixe fresco rapidamente, antes que ele se coma", escreve mcGee em seu livro de ciência alimentar "On Food and Cooking".

Por quanto tempo dura o camarão cozido na geladeira? É melhor armazená-lo cru ou cozido?

O camarão cozido dura de três a quatro dias. Na verdade, a recomendação oficial do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA é armazenar o camarão somente após o cozimento, já que, assim como outros frutos do mar crus, a geladeira não é muito eficaz em retardar sua deterioração. Claro, cozinhar imediatamente nem sempre é uma opção, então a maneira favorita da bioquímica e autora de livros de culinária Shirley O. Corriher para manter frutos do mar crus frescos é empilhá-los com gelo, colocá-los em um escorredor em uma tigela funda na geladeira. O gelo mantém tudo mais frio e, ao derreter, enxágua possíveis contaminantes para o fundo da tigela (ou você pode simplesmente comprar a proteína congelada).

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.