Receitas do Marcão

Marcos Nogueira é jornalista profissional e cozinheiro amador. Escreve também no blog Cozinha Bruta.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Receitas do Marcão
Descrição de chapéu receitas

Nhoque de Halloween leva abóbora em dose dupla: polpa e sementes

Sementes tostadas acrescentam textura assustadora ao molho de manteiga e sálvia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Sabe por que a galera faz lanterna de abóbora no Halloween? Porque lá no Hemisfério Norte esta é a época de abóbora. Eles colhem a abóbora no outono –não é feitiçaria, é sazonalidade.

No Brasil, as estações se invertem. Como não faz sentido brigar contra a adesão às festas americanas, aproveitemos o fato de que por aqui quase tudo dá quase o ano todo.

Então tome abóbora em dose dupla. Vamos fazer um nhoque de abóbora com semente de abóbora tostada, adicionada ao servir, uma textura fantástica.

Num mundo ideal, compraríamos a abóbora inteira, removeríamos as sementes e as tostaríamos. Sabemos, porém, o trabalho desgraçado que dá descascar as sementes. Fora o esforço, machuca embaixo das unhas. Comer com casca não é uma opção.

Nhoque de abóbora do colunista Marcos Nogueira, do colunista Marcão
Nhoque de abóbora do colunista Marcos Nogueira, o Marcão - Marcos Nogueira/Folhapress

Tire vantagem da alta disponibilidade e do baixo preço das sementes de abóbora descascadas, que você encontra em lojas de produtos naturais para fazer granola.

Quanto à abóbora em si, a melhor variedade é a japonesa (ou cabotiã). Ironicamente, é aquela de casca verde, que não serve pra fazer lanterna de Halloween.

Só acertei esta receita na segunda tentativa, usando também batata na massa do nhoque.

Nhoque de abóbora do colunista Marcos Nogueira, do colunista Marcão
Nhoque de abóbora do colunista Marcos Nogueira, o Marcão - Marcos Nogueira/Folhapress

Na primeira, com abóbora, farinha e ovos, obtive uma massa grudenta demais para trabalhar. Pode ter sido a abóbora que eu comprei, pode ter sido algum erro meu.

O fato é que a batata deu mais estrutura para o nhoque, que nem precisou de ovos. O ovo dá liga à massa –quando a coisa cozinha, ele ajuda a manter o formato das almofadinhas–, mas também altera a textura do nhoque pronto. Nhoque com ovos é mais duro e mais pesado.

O molho é feito apenas de manteiga e sálvia. O próprio nhoque, cheio de amido, cria um creme alaranjado quando você mistura tudo na chama do fogão.


NHOQUE DE HALLOWEEN

Rendimento: 4 porções

Dificuldade: média

Ingredientes

500 g de abóbora japonesa, sem casca, em cubos

1 batata grande, sem casca, em cubos

2 colheres (sopa) de azeite ou óleo

100 g de sementes de abóbora sem casca

Farinha de trigo (quanto baste)

100 g de manteiga sem sal

1 ramo de sálvia

Sal, pimenta-do-reino e noz-moscada a gosto

Queijo ralado para servir

Modo de fazer

  1. Aqueça o forno a 200ºC. Numa assadeira, coloque os cubos de abóbora e de batata. Regue com azeite e misture com as mãos, para cobrir bem todos os pedaços. Cubra com papel-alumínio e asse por 40 minutos ou até ficar macio.

  2. Numa vasilha, amasse a abóbora e a batata com um garfo até fazer um purê. Tempere com sal, pimenta e noz-moscada ralada. Reserve, sem cobrir, até esfriar.

  3. Enquanto a abóbora esfria, toste rapidamente as sementes numa frigideira. Reserve sem cobrir (o vapor amolece as sementes).

  4. Junte ½ xícara de farinha à massa de abóbora e amasse. Siga agregando farinha até conseguir fazer uma bola que não grude nas mãos. Enrole em plástico filme e deixe descansar por 30 minutos.

  5. Ponha uma panela de água com sal para ferver.

  6. Divida a massa do nhoque em quatro pedaços. Espalhe farinha sobre a bancada da cozinha. Usando as palmas das mãos, enrole "minhocas" de massa com 2 cm de diâmetro. Com uma espátula ou faca, corte os nhoques.

  7. Encha uma tigela com gelo e cubra com água. Cozinhe os nhoques até subirem à superfície. Com uma escumadeira, transfira-os para a água com gelo.

  8. Numa panela, derreta a manteiga com algumas folhas de sálvia. Refogue por dois minutos e acrescente o nhoque escorrido, mexendo delicadamente até fazer um molho cremoso.

  9. Sirva com as sementes tostadas, queijo ralado e folhas frescas de sálvia.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.