Receitas do Marcão

Marcos Nogueira é jornalista profissional e cozinheiro amador. Escreve também no blog Cozinha Bruta.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Receitas do Marcão

Rösti é a versão autêntica da batata suíça servida nos bares brasileiros

Receita leva apenas batata, manteiga e temperos, mas exige técnica e cuidado para não se machucar no ralador

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A Suíça, com suas montanhas, vacas, queijos, relógios, chocolates e bancos, deu o pior dos azares na Copa de 2022: caiu no mesmo grupo do Brasil. O que, na real, não faz grande diferença, dado que o rico país europeu nunca teve desempenho notável em mundiais.

Quando falamos em comida suíça, a primeira coisa que nos vem à cabeça é fondue —de queijo, carne ou chocolate. Não vou dar uma receita dessas às vésperas do verão, então fiquemos com a segunda coisa que nos vem à cabeça: a batata suíça, que foi muito popular nos bares brasileiros alguns anos atrás.

.
Batata rösti, receita típica suíça - Marcos Nogueira

Sim, a batata suíça existe na Suíça: seu nome é rösti, uma especialidade típica do cantão (departamento) de Berna, a capital do país. Só não espere encontrar rösti de frango com catupiry por lá.

Em sua forma mais singela, o rösti é uma espécie de panqueca feita com batata ralada, sal, pimenta e manteiga. Dá para turbinar com outros elementos, como bacon, cebola e queijo, mas eu preferi ficar no básico.

A diminuta lista de ingredientes não significa em absoluto que o rösti seja uma receita fácil. Trata-se de um preparo que requer alguma técnica, muita paciência e uma boa dose de cuidado.

Ralar batatas é uma tarefa laboriosa, monótona e, por isso mesmo, perigosa. Você pode se distrair e machucar feio os dedos no ralador. Tente manter a concentração, por favor.

Na fritura das panquecas, é essencial que você trabalhe com o fogo muito baixo, para que o interior do rösti esteja cozido enquanto a parte externa fica dourada, mas não queimada.

Algumas receitas recomendam o pré-cozimento das batatas, o que acrescenta uma camada extra de complexidade ao trabalho. Eu preferi lidar com a batata crua.

Em sua versão mais simples, o rösti costuma ser servido como acompanhamento. Fica ótimo com ovo frito, bacon e salada de tomate, por exemplo.

Eu servi meu rösti com zürcher geschnetzeltes, prato típico de Zurique que consiste em iscas de carne (lá a vitela é comum, aqui eu usei porco) com creme de leite e cogumelos. Sim, é algo bem parecido com o estrogonofe que acompanha a batata suíça nos bares brasucas.


Batata rösti

Rendimento: 1 a 2 porções

Dificuldade: média-alta

.
Batata rösti, com receita de Marcos Nogueira - Marcos Nogueira

INGREDIENTES

3 batatas

1 colher (chá) de sal

Pimenta-do-reino a gosto

2 colheres (sopa) de manteiga sem sal, aproximadamente

PREPARO

  1. Descasque as batatas e rale-as (ralador nos furos grossos) sobre uma peneira. Tempere com sal e pimenta e misture bem. Deixe escorrer o líquido por meia hora.
  2. Aqueça em fogo bem baixo (muito baixo mesmo) uma chapa ou frigideira. Derreta ¼ da manteiga. Esprema e descarte o líquido das batatas. Molde a panqueca com uma espátula.
  3. Coloque mais uma pelota de manteiga no topo da panqueca. Quando ela derreter, vire cuidadosamente o rösti. Ele deve perder um pouco da forma nessa primeira virada, mas não se preocupe: molde novamente a panqueca, espremendo o disco com a espátula. O processo se torna mais fácil à medida que a batata cozinha.
  4. Coloque mais um pedaço de manteiga sobre o rösti e repita os processos até que ambos os lados da panqueca estejam perfeitamente dourados. Isso pode demorar cerca de meia hora. Use mais manteiga, se for necessário, e não ceda à tentação de aumentar o fogo.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.