Painel S.A.

Fábio Pupo (interino) cobre economia pela Folha há cinco anos, após oito no Valor Econômico. Formado em jornalismo pela UFPR e especializado em jornalismo financeiro pela City, University of London, é membro da Oxford Climate Journalism Network

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu inflação

Envolvida em disputa dos Klein, Casas Bahia vira alvo de busca e apreensão

Justiça autoriza obtenção de documentos que, supostamente, comprovam irregularidades em inventário do fundador da rede varejista

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

A Justiça de São Paulo autorizou, nesta quinta (22), busca e apreensão de documentos na sede da Via Varejo, antigo nome do Grupo Casas Bahia. A operação é um pedido de Saul Klein, herdeiro de Samuel Klein, fundador da varejista morto em 2014.

Saul foi à Justiça sob a suspeita de que Michael Klein, inventariante, tenha feito transferências indevidas de ações da companhia para ele mesmo e seus filhos.

Fachada da loja matriz da Casas Bahia, no centro de São Caetano do Sul
Fachada da loja matriz da Casas Bahia, no centro de São Caetano do Sul - Mathilde Missioneiro/Folhapress

Por isso, Saul pedia acesso a documentos que, supostamente, comprovariam essas operações. Seus advogados afirmam que Michael se recusava a entregá-los, o que motivou a autorização judicial.

No entanto, a assessoria do empresário Michael Klein informou que esses documentos sempre estiveram anexados ao processo, que tramita em São Caetano do Sul, onde fica a sede da Casas Bahia.

Na semana passada, o escritório de Michael, que fica no prédio onde funciona a primeira loja da Casas Bahia, foi alvo de busca.

Naquele momento, a empresa tentou se desvincular da briga dos irmãos, informando que a operação era restrita ao escritório. Nesta quinta, no entanto, a companhia foi envolvida na disputa.

Em nota, o Grupo Casas Bahia disse que está colaborando com as autoridades, e afirma que não é parte da ação, que envolve acionistas e ex-acionistas da companhia.

A companhia também disse quer é uma corporation, listada no Novo Mercado, com controle disperso na bolsa de valores.

Com Diego Felix

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.