Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu Banco Central

Sindicato diz que PEC da autonomia do BC favorece manipulação de dados

Contrários à autonomia da instituição, servidores pedem que texto em tramitação no Senado não seja aprovado

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Contrário à PEC que concede autonomia financeira ao Banco Central, o Sinal (Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central) atacou a proposta por, supostamente, abrir caminho para a manipulação de dados do boletim Focus, ancorado em projeções do mercado financeiro para juros e inflação. O sindicato se baseia em uma suspeita recente de manipulação dos dados.

"Esse boletim baseia-se principalmente em dados fornecidos por instituições financeiras, o que aumenta o risco de conflitos de interesses e distorções motivadas por interesses particulares. Essa situação é inaceitável, pois mina a credibilidade do BC e prejudica a formulação de políticas econômicas eficazes."

Para o Sinal, ao conceder autonomia financeira ao BC por meio de uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição), o banco corre risco de ter sua integridade comprometida e a confiabilidade dos dados econômicos afetados.

A PEC que dá autonomia total ao Banco Central é uma das principais bandeiras do atual presidente do órgão, Roberto Campos Neto
A PEC que dá autonomia total ao Banco Central é uma das principais bandeiras do atual presidente do órgão, Roberto Campos Neto - Paulo Pinto/Agência Brasil

Como alternativa, o sindicato propõe a adoção de uma abordagem "mais diversificada e transparente" da coleta de dados e expectativas de inflação, semelhante ao utilizado pelo Richmond Fed, banco regional do sistema de reserva federal dos Estados Unidos.

Lá, diz o Sinal, são consultadas várias fontes, como inquéritos a empresas de setores diversos, contatos regionais, análise de dados econômicos mais abrangentes e organizações comunitárias.

"Acreditamos que essa metodologia mais ampla e inclusiva reduziria o risco de enviesamento, fornecendo uma visão mais precisa e equilibrada das pressões inflacionárias reais", afirmam os servidores do BC.

Cabo de guerra

Existe a expectativa de que o relatório da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) seja apresentado ainda nesta semana na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado pelo relator da PEC na casa, Plínio Valério (PSDB-AM). O texto está com o tucano desde dezembro do ano passado, porém sua apresentação é postergada desde abril.

Contrário à gestão do presidente do BC, Roberto Campos Neto, o Sinal trava uma disputa de forças com a autarquia. A associação afirma que o dirigente prometeu um sistema de bonificação aos servidores similar ao do Receita Federal, mas não entregou.

Com Diego Felix

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.