Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Testemunhas de Jeová orientam fiéis a não fazerem doações às vítimas do RS

Denominação cristã suspeita de fraudes e fake news e diz que prefere concentrar ajuda da congregação

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A liderança máxima dos Testemunhas de Jeová no Brasil pediu às suas congregações que orientem os fiéis a não participarem de campanhas de arrecadação e a não enviarem dinheiro para desabrigados no Rio Grande do Sul.

No comunicado, a instituição afirma ter preocupação com golpes e fraudes envolvendo doações, mas, mesmo assim, não dá o comando para que os fiéis façam doações diretamente pelo Pix da igreja. Esta diretriz deve valer para aqueles que desejarem fazer doações mesmo assim.

Diversos municípios do Rio Grande do Sul, como Canoas, seguem alagados
Diversos municípios do Rio Grande do Sul, como Canoas, seguem alagados - Bruno Santos - 20.mai.24/Folhapress

"Se a sua congregação ainda não foi convidada [a ajudar], pedimos que não façam arranjos pessoais para enviar doações", diz a liderança em uma carta cuja autenticidade foi confirmada.

"Além disso, pedimos que não tomem a iniciativa de fazer ou participar de vaquinhas virtuais. A intenção pode ser boa, mas nunca se sabe quem está por trás disso e se os valores arrecadados serão realmente enviados."

Ainda de acordo com o comunicado, somente as congregações de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul foram mobilizadas para participar no envio de doações. A carta informa que cerca de 2.000 fiéis afetados pela enchente já estão recebendo os cuidados necessários.

No documento, há a recomendação de que os fiéis só aceitem a ajuda de programas do governo federal.

A liderança diz a seus anciãos —que cuidam da parte administrativa das congregações— que a ajuda prestada em desastres precisa ser "bem organizada e coordenada de modo eficiente".

Os Testemunhas se definem como bem cuidadosos ao usar os donativos. "Evitamos duplicação de esforços, confusões e desperdício de dinheiro e de materiais, coisas que geralmente acontecem quando os irmãos agem por conta própria", diz a carta.

Consultado, o Departamento de Informações ao Público (DIP) dos Testemunhas de Jeová disse que, no início das enchentes, diversos veículos de mídia alertaram sobre golpes financeiros e fake news envolvendo a ajuda aos refugiados.

"Nesse contexto, procuramos alertar e orientar os interessados em fornecer ajuda humanitária de forma organizada", disse a instituição.

"Naturalmente, cada Testemunha de Jeová pode decidir se e como irá apoiar campanhas de ajuda humanitária, independentemente do modo em que sejam prestadas."

A instituição não esclareceu por que não incentivou doações, mesmo que fosse pelo Pix da igreja.

Com Diego Felix

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.