Painel S.A.

Fábio Pupo (interino) cobre economia pela Folha há cinco anos, após oito no Valor Econômico. Formado em jornalismo pela UFPR e especializado em jornalismo financeiro pela City, University of London, é membro da Oxford Climate Journalism Network

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu aeroportos

Viracopos prevê 'poupar' 44,4 toneladas de CO2 com nova iluminação da pista

Três anos após recuperação judicial, aeroporto investe para modernizar terminal

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), trocou 307 luminárias do pátio de aeronaves e de balizas da pista de pousos e decolagens do terminal. Os refletores convencionais foram substituídos por novos que usam tecnologia LED.

O investimento foi de R$ 1,3 milhão e a substituição foi concluída em setembro. Com o LED, a administração de Viracopos prevê reduzir em 50% os custos anuais com energia elétrica. Também deixarão de ser emitidos 44,4 toneladas de CO2.

Movimentação no Aeroporto Viracopos em Capinas, interior de São Paulo
Movimentação no Aeroporto Viracopos em Capinas, interior de São Paulo - Jardiel Carvalho - 09.jun.2022/Folhapress

A administração do aeroporto de Campinas vem fazendo investimentos em tecnologia para tornar a operação mais eficiente, consolidando a fase pós-recuperação judicial. Em 2021 e 2022, o aeroporto teve lucro.

Segundo Viracopos, os novos refletores são também mais seguros para pilotos, copilotos e demais funcionários que atuam em solo. As lâmpadas do tipo LED tem vida útil mais longa e não emitem radiação infravermelha e ultravioleta.

Com Diego Felix

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.