Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Aos 60, Camil tenta escapar do arroz com feijão

Grupo de alimentos diversifica negócios no país e no exterior, mirando rentabilizar acionistas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

A Camil completou seis décadas e, para continuar rentável, acelerou a compra de empresas de alimentos para que, aos poucos, o arroz com feijão deixe de ser o forte das vendas.

Desde que abriu o capital na Bolsa, em 2017, suas ações sofrem com a volatilidade das commodities (grãos), especialmente o arroz —a prata da casa.

Anúncio colorido que mostra no canto esquerdo uma família almoçando e à frente um homem olhando pra frente e segurando um prato de arroz e feijão. O homem é branco, tem cabelos lisos, curtos e castanhos e barba grisalha, usando uma camisa jeans por cima de uma camiseta branca. No lado direito, está o logo da Camil e abaixo a frase “Arroz e feijão Camil é a base do Brasil”.
Material promocional da campanha "Arroz e Feijão Camil é a Base do Brasil" - 05.out.2022-Divulgação

A empresa atingiu R$ 12 bilhões em faturamento, que dobrou nos últimos cinco anos diante da estratégia de compra de marcas de alimentos, como adoçados, biscoitos, café, massas e peixes enlatados.

Um terço das vendas já provém de negócios no exterior. A companhia atua no Uruguai, Chile, Peru e Equador com marcas relevantes.

O grupo, que já tinha adquirido a União, ingressou no mercado de café, retomando a marca nesse segmento. Esta operação permitiu absorver 5% do mercado em São Paulo e Rio de Janeiro no ano passado.

Também comprou a Mabel, marcando sua entrada no mercado de biscoitos.

A Camil tem cerca de 8 mil colaboradores na América do Sul, reunindo 35 plantas industriais e 23 centros de distribuição.

Com Diego Felix

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.