O setor calçadista brasileiro projeta um crescimento de 5% nas exportações em 2022 em relação ao ano passado, segundo a Abicalçados (Associação Brasileira das Indústrias de Calçados).
Foram as exportações que sustentaram a recuperação das atividades da indústria calçadista em 2021 após o baque do primeiro ano da pandemia, segundo a entidade.
O país encerrou o ano com 123,6 milhões de pares de calçados embarcados para ao exterior, 32% a mais do que no ano anterior. Foram cerca de R$ 5,1 bilhões negociados, um crescimento de quase 37%.
O avanço foi puxado pelos Estados Unidos, principal destino do produto brasileiro em 2021. Os norte-americanos importaram 15 milhões de pares no período, totalizando quase R$ 1,3 bilhão negociados. Na sequência, aparecem Argentina e França.
As importações também subiram. No acumulado do ano, foram 22,7 milhões de pares, um incremento de 7,5% em volume em relação a 2020. Os países asiáticos são os principais fornecedores, com destaque para a China, Vietnã e Indonésia.
com Andressa Motter e Ana Paula Branco
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.