Painel S.A.

Fábio Pupo (interino) cobre economia pela Folha há cinco anos, após oito no Valor Econômico. Formado em jornalismo pela UFPR e especializado em jornalismo financeiro pela City, University of London, é membro da Oxford Climate Journalism Network

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Academias de CrossFit escolhem novo nome após deixarem marca por crise com racismo

Para empresário que não quer renovar contrato, racismo é gota d'água após outras insatisfações

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Aquecimento Academias brasileiras afiliadas à marca CrossFit que estudam abandonar a bandeira, depois que o fundador Greg Glassman publicou mensagem racista no Twitter, já começaram a escolher seus novos nomes, segundo Rodrigo Bonilha, proprietário de uma delas.

Cor O tuíte de Glassman ofensivo a George Floyd, cujo assassinato desencadeou os protestos antirracistas, foi recebido por parceiros em vários países com uma onda de repúdio. Segundo eles, a postagem chega no momento em que já vinham ponderando o custo-benefício de pagar para ter a marca CrossFit ao lado do nome de suas unidades.

Pele Bonilha, cuja academia leva a bandeira Volk Crossfit e resolveu não renovar o contrato, poderá manter o nome Volk, mas terá de tirar a marca. Ele estuda substitui-la por Centro Funcional ou Fitness ou só CT. “Estou esperando o que está acontecendo no mercado, com as outras pessoas que também estão saindo.”

Raça Na opinião do empresário, as academias que fazem esse tipo de treinamento sob a marca CrossFit já não precisam do nome para serem reconhecidas e manterão as atividades exatamente como funcionam atualmente. “Estava no momento de virar um esporte e não mais uma marca”, afirma Bonilha.

Com Filipe Oliveira e Mariana Grazini

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.