Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu São Paulo

Tarcísio emite nova carteira nacional de identidade e manifesta desejo de doar órgãos

Governador fará documento no Palácio dos Bandeirantes, na véspera de dia dedicado à doação

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), manifestará nesta quinta-feira (26) intenção de ser doador de órgãos após a morte, ao emitir sua nova Carteira de Identidade Nacional (CIN).

Um homem está em um palco, segurando um microfone e falando para a audiência. Ele usa uma jaqueta escura sobre uma camisa clara e jeans. O fundo é escuro, com a plateia visível em sombras.
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, durante evento no Memorial da América Latina em agosto - Rafaela Araújo/Rafaela Araújo/Folhapress

A data escolhida é véspera do Dia Nacional de Doação de Órgãos, criado para estimular o ato. A carteira do governador será emitida em um posto móvel do Poupatempo que será montado no Palácio dos Bandeirantes e ficará disponível até sexta-feira (27).

A menção do desejo de doar órgãos no documento tem como objetivo agilizar o processo após o óbito junto aos familiares, que são os responsáveis por autorizar o ato.

A nova carteira nacional é emitida pelo Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt (IIRGD), vinculado à Polícia Civil.

O documento tem como objetivo reduzir o risco de fraudes, ao evitar a duplicidade na identificação dos cidadãos. Ele utiliza o CPF como Registro Geral Nacional.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.