Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu Chuvas no Sul Defesa Civil

Defensoria da União diz haver ameaças de demissão contra atingidos pelas chuvas no RS

Órgão diz que é direito do trabalhador o abono das faltas no contexto do desastre climático

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

A Defensoria Pública da União manifestou preocupação com relatos de trabalhadores afetados pelas enchentes no Rio Grande do Sul que dizem estar sofrendo ameaça de demissão ou de terem descontos salariais caso não retornem ao trabalho.

O órgão ressalta que essas cobranças são irregulares e disse estar disposto a atuar judicial ou extrajudicialmente para ajudar os trabalhadores.

Rua inundada no bairro de Cidade Baixa, em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul
Rua inundada no bairro de Cidade Baixa, em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul - Anselmo Cunha/AFP

Em nota, o defensor público federal Daniel Mourgues Cogoy afirma que é direito do trabalhador o abono das faltas nesse período e que a medida "está intimamente relacionada ao cumprimento da função social da empresa, sendo as faltas justificadas por motivo de conhecimento público e força maior, não podendo as pessoas trabalhadoras serem punidas com advertência, suspensão ou dispensa por justa causa devido à ausência ou atraso em decorrência do estado de calamidade".

Se houver descontos, continua Cogoy, isso pode ser enquadrado "como retenção dolosa do salário", prevista como crime na Constituição Federal.

Segundo a Defensoria, não há limite máximo ou mínimo de dias previsto na lei para ausência ao trabalho por causa das condições climáticas, por se tratar de uma situação de força maior que pode durar dias, semanas ou meses.

Ainda que a empresa esteja funcionando, o empregador não pode forçar os atingidos pelas chuvas a voltarem ao trabalho, segundo a DPU, que afirma que a Defesa Civil tem disponibilizado atestados para os atingidos, o que dá segurança jurídica dos trabalhadores.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.