Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Brasil recebe em setembro missão do Reino Unido para tentar reabrir mercado de pescado

Mercado está fechado desde 2018; expectativa é que avanço das negociações possa levar à reabertura futura do comércio com a União Europeia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O Brasil recebe em setembro uma missão do Reino Unido para tentar avançar na reabertura do mercado de pescado para o país europeu, fechado desde 2018. A visita é vista com um primeiro passo para retomada da exportação para a União Europeia.

Embarcação com pescadores em Ajuruteua, praia na região de Bragança
Embarcação com pescadores em Ajuruteua, praia na região de Bragança - Giovanna Stael/Folhapress

Antes de fechar o mercado para o Brasil, em 2017, a União Europeia, ainda com o Reino Unido —o processo de saída do bloco só foi concluído em 2020—, representava cerca de 10% das exportações de pescado brasileiras, ou US$ 23 milhões. O principal parceiro na época eram os Estados Unidos, com 44%.

O Reino Unido, ao fechar o mercado para o Brasil, seguia as regras sanitárias do bloco europeu. A expectativa é que, caso a missão britânica sinalize que, sob aspectos técnicos, a produção do Brasil segue padrões adequados, a União Europeia também poderia futuramente voltar a comprar do país.

Interlocutores do Ministério da Pesca estão otimistas com a visita da delegação britânica. Caso as negociações avancem, há uma avaliação de que, além da venda do pescado, a medida possa significar aumento de investimentos na produção pesqueira brasileira para ampliar a capacidade de exportação para esses mercados.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.