Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu São Paulo

Aliados de Nunes já tentam afastar Bolsonaro de Pablo Marçal

Entorno do prefeito enviou gravação recente em que o coach exalta Kim Kataguiri, desafeto do ex-presidente

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Aliados do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), entraram em campo para tentar extinguir a possibilidade de que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) desista de sua tendência atual de apoiar a reeleição do emedebista para virar cabo eleitoral de Pablo Marçal (PRTB).

O coach tem visões e posturas políticas similares às de Bolsonaro e fez campanha contra Lula (PT) em 2022 —o ex-presidente já criticou Nunes por não ter se manifestado na ocasião.

Em pesquisa Datafolha divulgada na quarta-feira (29), Marçal apareceu com 7% no cenário mais completo e com 9% sem José Luiz Datena (PSDB) e sem Kim Kataguiri (União Brasil).

Prefeito Ricardo Nunes (MDB) e ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) durante evento no batalhão da Rota em SP
Prefeito Ricardo Nunes (MDB) e ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) durante evento no batalhão da Rota em SP - Zanone Fraissat-16.out.2023/Folhapress

Pessoas próximas do prefeito já fizeram chegar no ex-presidente o convite recente que Pablo Marçal fez para que Kataguiri, desafeto de Bolsonaro, participasse de seu programa de entrevistas nas redes sociais.

Na sexta-feira (24), o coach apresentou o deputado federal no "Marçal Talks" como sincero e destemido e se colocou à disposição para ajudá-lo na eleição.

"Às vezes posso até sair candidato à prefeitura, e mesmo saindo pré-candidato por enquanto, eu topo te ajudar no que você precisar. Porque eu sei que a cidade tinha que ter políticos que raciocinam", disse Marçal, acrescentando que "se o povo pensar do jeito que você [Kataguiri] pensa, nós vamos mudar esse país". Ele ainda exaltou a "massa crítica" e a "capacidade cognitiva" do parlamentar.

Kim Kataguiri (União) e Pablo Marçal (PRTB) durante o programa de entrevistas do coach
Kim Kataguiri (União) e Pablo Marçal (PRTB) durante o programa de entrevistas do coach - Reprodução/@pablomarcall no YouTube

Como mostrou o Painel, o entorno de Bolsonaro cobra Nunes para que faça gestos mais explícitos de aliança com o ex-presidente se não quiser perdê-lo para Marçal.

Um deles seria o anúncio do coronel da reserva Ricardo Mello Araújo (PL), indicado por Bolsonaro, como vice na chapa.

Diante da alta taxa de rejeição do ex-presidente na capital, Nunes tem adotado uma parceria cautelosa, com avanços e recuos. Em fevereiro, por exemplo, participou de ato convocado por Bolsonaro na avenida Paulista, mas evitou ser fotografado ou filmado ao lado dele no local.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.