Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Federação do PT envia a Biden carta pedindo liberdade para Julian Assange

Documento pede retirada das acusações feitas pelo ex-presidente Donald Trump contra o fundador do WikiLeaks

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Parlamentares da federação PT, PCdoB e PV assinaram uma carta dirigida ao presidente americano, Joe Biden, pedindo liberdade imediata para Julian Assange, e a retirada das acusações feitas pelo ex-presidente Donald Trump contra o fundador do WikiLeaks.

Os parlamentares da base do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniram na quarta-feira (30) com o jornalista investigativo Kristinn Hrafnsson, porta-voz da plataforma, e com Joseph Farrell, editor e embaixador do Wikileaks. Ambos estão no Brasil em busca de apoio para pressionar pela liberação de Assange.

Reunião de parlamentares da federação de Lula com representantes do WikiLeaks
Reunião de parlamentares da federação de Lula com representantes do WikiLeaks - Rogerio Tomaz/Divulgação

Na carta, que também tem como destinatária a presidente da Câmara dos Deputados americana, a democrata Nancy Pelosi, os signatários manifestam preocupação com o pedido de extradição de Assange do Reino Unido para os Estados Unidos.

"Assange adotou práticas que são essencialmente do jornalismo investigativo, que incluem receber informações classificadas de uma fonte dentro do governo e publicar essas informações de interesse público", indica o documento. "As acusações sob a Lei de Espionagem criminalizariam essas práticas rotineiras, que são protegidas pela Primeira Emenda à Constituição dos Estados Unidos."

O texto afirma ainda que, nos EUA, o fundador do WikiLeaks correria o risco de um julgamento injusto e adverte para um potencial conflito de interesses judiciais envolvendo a juíza que supervisiona os procedimentos de extradição de Assange.

"Nos unimos ao apelo pela imediata libertação do sr. Assange feito por organizações internacionais nas Nações Unidas, bem como pela Anistia Internacional, outras entidades defensoras dos direitos humanos e associações legais, médicas e profissionais."

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.