Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Lula faz aceno a eleitor idoso por combate à abstenção na urna

Candidato pretende fazer promessas como reajuste real do salário mínimo e atenção médica ampliada

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

No esforço para levar os eleitores às urnas e garantir a vitória em primeiro turno, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) faz uma investida nesta quinta-feira (22) junto ao eleitor idoso. Ele se reúne com associações ligadas à terceira idade para debater sobre longevidade e os desafios para o futuro.

Como os maiores de 70 anos não são obrigados a comparecer às urnas, a ideia é fazer acenos concretos e contundentes para convencê-los a sair de casa em 2 de outubro.

Lula deve apresentar, em encontro presencial em São Paulo, propostas específicas para essa faixa etária. A mais importante é o reajuste do salário mínimo pela média do crescimento do PIB, o que garantiria um ganho real para aposentados e pensionistas.

O ex-presidente Lula vai se reunir nesta quarta (21) com representantes de associações de idosos. (Foto: Bruno Santos/ Folhapress)

Está na lista também uma política especial para saúde, com a recomposição de cortes para a compra de medicamentos de uso contínuo e uma atenção médica ampliada, com mais especialidades. Há ainda a previsão de espaços de lazer específicos para a terceira idade.

"Não é um voto obrigatório. Precisamos, então, conquistar e dar motivação nesta mobilização por uma forte consciência nacional. Depois, ouvir e assumir compromissos presentes em nosso programa de governo", diz um dos coordenadores da campanha, ex-governador Wellington Dias (PT-PI).

Como a Folha mostrou, Lula faz ofensivas nessa reta final contra a abstenção que, nas últimas eleições, alcançou em média um terço dos eleitores, e pelo voto útil. A campanha tem tentado conquistar os votos do ex-ministro Ciro Gomes (PDT) e da senadora Simone Tebet (MDB-MS).

Tebet alcança melhores índices de votação nos eleitores de 60 anos ou mais. Segundo o último Datafolha, ela alcança 7% das intenções de voto nessa faixa etária, em comparação aos 5% na média nacional.

Esse também é um eleitor que tem menos resistência a Lula: sua rejeição é de 37%, maior apenas do que entre os jovens de 16 a 24 anos, que fica em 30%.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.