Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

PT está dividido sobre como negociar aliança com o PSB

Parte dos dirigentes acha que a legenda deve endurecer; outros querem selar já um acordo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Lançamento da candidatura de Lula à Presidência, em Contagem (MG)
Lançamento da candidatura de Lula à Presidência, em Contagem (MG) - AFP

O PT está dividido sobre como negociar eventual aliança com o PSB. Uma parte dos dirigentes acha que a legenda deve endurecer para que os socialistas apoiem o candidato petista à Presidência em troca de uma aliança com eles em Pernambuco, estado que já governam e que é a joia da coroa do partido.

AQUI, AGORA 

Outro grupo, capitaneado por lideranças como Fernando Pimentel, governador de Minas Gerais, e o senador Humberto Costa, do PT de Pernambuco, quer selar já uma aliança com trocas apenas regionais. Na principal delas, os socialistas apoiam a reeleição do petista em Minas Gerais e o PT apoia a campanha do atual governador, Paulo Câmara (PSB-PE), em Pernambuco

A FORÇA 

Um dos argumentos dos que querem endurecer é a força de Lula em Pernambuco, que tornaria o PSB dependente do apoio do PT no estado: segundo pesquisa do Datamétrica divulgada nesta semana pelo Diário de Pernambuco, Lula mantém 59% das intenções de voto, contra 3% de Ciro Gomes —a outra opção dos socialistas para a campanha presidencial.

CARTA 

O PT oferece ainda um cardápio vasto ao PSB nas negociações: a cabeça de chapa em estados como Amapá, Amazonas, Paraíba e Espírito Santo, além de Pernambuco. E também o cargo de vice na campanha presidencial. 

LIVRE 

Candidatos do PSB como o governador Márcio França, que concorre à reeleição em São Paulo e tem compromisso com Geraldo Alckmin (PSDB-SP), estariam liberados para apoiar outros partidos que se opõem ao PT na campanha presidencial.

NÚMERO DOIS 

Um dos nomes aventados para vice na chapa presidencial do PT caso seja fechada uma aliança com o PSB é o do ex-prefeito de Belo Horizonte Márcio Lacerda (PSB-MG).

NO MEIO 

Apesar de toda a investida, o PSB está rachado e reluta em fechar aliança nacional, tanto com o PT quanto com o PDT de Ciro Gomes. Boa parte do partido prefere a neutralidade, para facilitar os acordos estaduais.


NOVA EM FOLHA

O ex-presidente da Petrobras Pedro Parente e sua noiva, Joana Henning, foram ao lançamento da revista Robb Report Brasil. A artista Bia Doria, o estilista Amir Slama e o diretor-executivo do Grupo Doria, João Doria Neto, também passaram por lá.


INJEÇÃO 

O pré-candidato do PT ao governo de SP, Luiz Marinho, convidou o ex-ministro da Saúde Arthur Chioro para ser coordenador do programa de saúde de sua campanha ao governo de São Paulo.

FAIR PLAY 

Os 32 países que disputam a Copa do Mundo inspiram sabores de 50 mil camisinhas que serão distribuídas em bares de São Paulo durante o mundial pela campanha Proteja seu Jogador Número 1”, iniciativa da ONG Aids Healthcare Foundation (AHF) no Brasil e do Instituto Cultural Barong.

ARTILHEIRO 

Preservativos com gosto de caipirinha, melão e café terão embalagens homenageando o Brasil. Já Chile, Argentina, Uruguai, Espanha e Portugal, países produtores de vinho, terão sabores de uva e de espumante. A Suíça será representada pelo chocolate; a Rússia, pelo aroma “ice”. A ação ainda distribuirá 2.000 chaveiros porta-preservativos.

COM OS RUSSOS 

O Sesc Pompeia receberá no final do mês uma versão simplificada do monumento à Terceira Internacional, uma torre metálica de cerca de 400 m de altura projetada pelo artista soviético Vladimir Tatlin, mas nunca construída. 

 


A estrutura do centro cultural terá 2,5 m e faz parte da exposição “Vkhutemas: o futuro em construção (1918-2018)”.

TAPETE VERMELHO 

A atriz Zezé Motta será a homenageada da primeira edição do Festival Internacional Mulheres no Cinema, que ocorrerá no início de julho em São Paulo. Ela participará de uma exibição do filme “Xica da Silva”, que protagonizou em 1976.


VIDA SOSSEGADA

A cantora Rita Lee lançou o livro “FavoRita” na quarta (13), na Livraria Cultura do Conjunto Nacional. Seu marido, Roberto de Carvalho, e seus filhos João Lee, que é músico, e Antônio Lee, artista plástico, foram ao evento.


DO BEM

A empreendedora social Regina Moraes, herdeira do grupo Votorantim, lançou a nova temporada da websérie “Retrato Social”, que conta histórias de refugiados em SP. O próximo episódio vai ao ar no YouTube no dia 20.


CURTO-CIRCUITO

João Suplicy e Big Band na Gaveta fazem show nesta sexta (15) . Às 21h, no Sesc Pompeia. 

Egberto Gismonti e Grazie Wirtti fazem show inédito nesta sexta (15)e sábado (16). Às 20h, na casa Tupi Or Not Tupi.

Djamila Ribeiro lança nesta sexta (15) o livro “Quem Tem Medo do Feminismo Negro?”. Às 10h, no Vista Café, no Mac.

Luiz Carlos Bianchi faz evento para o jogo do Brasil contra a Suíça. No domingo (17), a partir das 13h, no bar Capivara, em Pinheiros.

com BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI e JOÃO CARNEIRO

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.