Flávia Boggio

Roteirista. Escreve para programas e séries da Rede Globo.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Flávia Boggio
Descrição de chapéu Todas

As praias já foram privatizadas no Brasil

Condomínios como Laranjeiras são amostra do que acontecerá se PEC for aprovada

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A "PEC das Praias", que está em jogo no Senado, foi um dos assuntos mais comentados nas redes após a briga entre Luana Piovani e Neymar, que completou o bingo de insultos misóginos, etaristas e psicofóbicos contra a atriz.

Após a polêmica, o senador Flávio Bolsonaro decidiu alterar o texto, para deixar claro que o que está em jogo não são as praias, mas os terrenos vizinhos a elas, que pertencem à União.

Não precisa ser especialista para concluir que, se o entorno for privado, o acesso também será exclusivo. Isso já acontece em muitos locais do litoral brasileiro, com condomínios que dificultam o acesso dos banhistas.

Na ilustração de Galvão Bertazzi um jovem carrega um amigo nos ombros para que esse, por sua vez, também sirva de apoio para uma amiga que está em pé sobre seus ombros. Ela consegue se esgueirar por cima de um grande muro de concreto que os separa de uma belíssima uma praia particular. Ela aprecia a areia, o mar e o céu bonito. O sol está brilhando e os pássaros sobrevoam o mar.
Ilustração de Galvão Bertazzi para coluna de Flávia Boggio de 5 de junho de 2024 - Galvão Bertazzi/Folhapress

Passei por um desses, ainda adolescente, quando me hospedei em uma comunidade de pescadores no sul do estado do Rio. O único acesso ao vilarejo era por uma longa trilha ou, para quem carregava bagagens, como eu, pelo Condomínio Laranjeiras.

Ainda na portaria, eu e meu grupo apresentamos documentos e preenchemos uma ficha com nossos dados. Seguranças nos colocaram em uma van e nos levaram até a praia onde, imediatamente, tivemos que embarcar na canoa que nos levaria à comunidade. Sem banhos nem fotos.

No vilarejo, conhecemos um grupo de moradores do condomínio que nos convidaram para um churrasco.

O lugar era cercado por morros e montanhas, que escondiam uma "Atlântida" de luxo, com canais de água que permitiam que os moradores ancorassem seus iates em frente às mansões.

A praia e a cachoeira, paradisíacas, estavam vazias. Os condôminos preferiam ficar em piscinas, iates ou no imenso campo de golfe construído no meio da mata atlântica.

Ao caminhar na areia, meu grupo foi parado diversas vezes pelos seguranças, que queriam se certificar de que tínhamos autorização para circular por lá.

Laranjeiras e outros condomínios são só uma pequena amostra do que vai acontecer se a PEC for aprovada. O litoral brasileiro é muito imenso e o potencial de gerar bilhões em lucros é gigantesco.

Por isso a insistência de Flávio Bolsonaro, que usa argumentos como "a maior reforma agrária do Brasil". Risos.

Para o banhista comum que defende a PEC, tenho uma má notícia: não seremos convidados para a praia deles.

Como parte da iniciativa Todas, a Folha presenteia mulheres com dois meses de assinatura digital grátis.

Erramos: o texto foi alterado

A Associação Brasileira de Resorts não afirmou que "a privatização tornará as praias baratas e acessíveis", como publicado anteriormente. A frase, veiculado como sátira pelo Sensacionalista, foi retirada deste texto.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.