Descrição de chapéu The New York Times

Astronautas da Nasa perdem bolsa de ferramentas no espaço

Item escapou durante manutenção de rotina do lado de fora da Estação Espacial Internacional

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Jesus Jiménez
The New York Times

Perdida: uma bolsa de ferramentas. Vista pela última vez neste mês flutuando pelo espaço perto da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês). Se encontrá-la, por favor, devolva-a para a Nasa.

Dois astronautas da Nasa partiram em 1º de novembro para sua primeira caminhada espacial ao redor da ISS para cuidar de algumas manutenções de rotina. Jasmin Moghbeli e Loral O'Hara passaram 6 horas e 42 minutos fora da estação removendo uma barra de manuseio e substituindo um rolamento.

Mas, quando reingressaram na estação espacial, perceberam que algo estava faltando: a bolsa de ferramentas.

"Durante a atividade, uma bolsa de ferramentas foi perdida", disse a Nasa em uma atualização em seu site sobre a caminhada espacial.

Loral O'Hara (no centro) e Jasmin Moghbeli (à direita) durante manutenção de rotina na Estação Espacial Internacional, no começo deste mês - Nasa via The New York Times

As ferramentas que estavam na bolsa não eram necessárias para toda a caminhada espacial, segundo a agência. O Controle da Missão disse que a trajetória da bolsa representava um baixo risco de colisão com a estação espacial.

A bolsa está agora flutuando pelo espaço, a cerca de 400 quilômetros acima da Terra. E ela ficará lá por um tempo.

EarthSky, um site que acompanha acontecimentos no espaço, disse que a bolsa de ferramentas branca e brilhante provavelmente permanecerá no espaço por alguns meses e depois se desintegrará.

Não se sabe que tipo de ferramenta estava na bolsa. A Nasa não respondeu a um pedido de comentário na noite de segunda-feira (13).

Com céu limpo e um par de binóculos, as pessoas na Terra podem até ver a bolsa perdida, disse a EarthSky. A chave é olhar para cima em direção à estação espacial e depois procurar pela bolsa, de acordo com EarthSky.

Os dois astronautas não são os primeiros a perder uma bolsa de ferramentas durante uma caminhada espacial. Uma bolsa de ferramentas flutuou para longe de um astronauta em 2008 enquanto ela efetuava manutenção fora da estação espacial.

A bolsa perdida neste mês agora está entre milhares de objetos flutuando pelo espaço. A Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês) disse em setembro que havia mais de 35 mil objetos de detritos no espaço, que são rastreados e catalogados por redes de vigilância espacial. Esses itens podem incluir ferramentas como pistolas de graxa e parafusos e são rastreados para evitar danos aos satélites.

De acordo com a agência, também existem milhares de "objetos de detritos" menores flutuando no espaço que não são rastreados.

O’Hara e Moghbeli, do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA, estão na estação espacial há várias semanas. O’Hara chegou à estação espacial a bordo de um foguete Soyuz em 15 de setembro, de acordo com a Nasa. Moghbeli, em 27 de agosto como comandante da missão SpaceX Crew-7 da Nasa a bordo de uma espaçonave SpaceX Crew Dragon, disse a agência.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.