Geriatras, neurologistas e gerontólogos se reúnem em um evento gratuito, neste sábado (16), para falar sobre diagnóstico e tratamento de Alzheimer e outras demências.
O simpósio Despertando a sociedade para a saúde do cérebro, organizado pela ABG (Associação Brasileira de Gerontologia) e pelo Método Supera, acontece no Teatro Gazeta, na avenida Paulista, região central de São Paulo, das 8h às 13h. É preciso fazer inscrição para acompanhar os debates presencial ou virtualmente. Nos dois modos haverá certificado de participação.
A programação desta quinta edição do encontro terá quatro painéis com especialistas que vão abordar fatores de proteção contra a doença, avanços nos tratamentos, o papel de cuidadores e familiares, além de dos desafios de políticas públicas em demências.
O Alzheimer é a forma mais comum de demência neurodegenerativa em idosos. A doença é classificada em quatro estágios, do inicial ao terminal. Entre os sintomas mais comuns estão o declínio cognitivo, a perda de memória e dificuldades motoras.
Confira a programação
8h - Abertura
apresentação artística
9h10 - Painel 1
Aspectos conceituais das demências, epidemiologia e prevenção; com Jerusa Smid, neurologista do HC-FMUSP (Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo)
Doença de Alzheimer e outras demências: avanços dos tratamentos; com Sonia Bruck, neurologista do HC-FMUSP
10h20 - Painel 2
Desafios de políticas públicas em demências: Plano Nacional Demência; com Celene Queiroz Pinheiro, geriatra e presidente da Abraz-SP (Associação Brasileira de Alzheimer de São Paulo), e Leandro Minozzo, geriatra e professor da Universidade Feevale
11h10 - Painel 3
A estimulação cognitiva como fator de proteção contra o declínio cognitivo; com Mônica Yassuda, neuropsicóloga e professora da EACH-USP (Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo)
Resultados de pesquisa de treino cognitivo; com Thais Bento Lima, gerontóloga, pesquisadora do Grupo de Neurologia Cognitiva e do Comportamento do HC-FMUSP e professora da EACH-USP
Sono como fator de proteção e qualidade de vida; com Eva Betine, gerontóloga, pesquisadora do HC-FMUSP e professora da EACH-USP
12h10 - Painel 4
Demências: fatores de proteção, com Cláudia Kimie Suemoto, geriatra e professora do HC- FMUSP
Cuidados e cuidadores; com Thais Bento Lima, gerontóloga, pesquisadora do Grupo de Neurologia Cognitiva e do Comportamento do HC-FMUSP e professora da EACH-USP
Alzheimer: amor e acolhimento; com Beth Goulart, atriz, e Sílvia Haidar, jornalista da Folha
Despertando a sociedade para a saúde do cérebro – 5ª edição
Quando: sábado (16), das 8h às 13h
Onde: Teatro Gazeta, na avenida Paulista, 900, Bela Vista, região central de São Paulo
Quanto: as inscrições são gratuitas e devem ser feitas para participação presencial ou virtual
Transmissão online: pelo canal youtube.com/@metodosupera
Siga o blog Saúde Mental no Twitter, no Instagram e no Facebook.
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.