Novo em Folha

Programa de Treinamento

Novo em Folha - Editoria de treinamento
Editoria de treinamento
Descrição de chapéu América Latina Mercosul

Eleições argentinas e 50 anos do golpe no Uruguai são temas do Podcast Américas

Episódio também analisa provocações do presidente de El Salvador a jornalistas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Novo em Folha publica nesta sexta-feira (30), o novo episódio do podcast Américas. Trata-se de um programa de notícias, entrevistas e análise sobre eventos políticos e sociais da região realizado pelos jornalistas Sylvia Colombo, colunista da Folha, e Sebastián Fest, correspondente em Buenos Aires do jornal espanhol "El Mundo".

O podcast, transmitido em espanhol, é uma boa oportunidade para jornalistas e demais interessados em entenderem melhor a região e em conhecer mais o idioma falado em quase toda a América Latina, tendo o Brasil como uma das exceções.

Os ex-presidentes uruguaios Jose Mujica (2010-2015), Luis Alberto Lacalle (1990-1995) e Julio Maria Sanguinetti (1985-1990, 1995-2000), e o atual presidente, Luis Lacalle Pou em encontro em memória aos 50 anos do golpe militar no país.
Os ex-presidentes uruguaios Jose Mujica (2010-2015), Luis Alberto Lacalle (1990-1995) e Julio Maria Sanguinetti (1985-1990, 1995-2000), e o atual presidente, Luis Lacalle Pou em encontro em memória aos 50 anos do golpe militar no país. - Pablo PORCIUNCULA / AFP

Neste episódio, o principal tema é o aniversário de 50 anos do golpe de Estado no Uruguai. Analisamos a celebração que foi compartilhada pelos quatro presidentes vivos, e de distintos matizes ideológicos, o atual, Luis Lacalle Pou, seu pai, Luis Alberto Lacalle Herrera, presidente nos anos 1990, Julio María Sanguinetti e José "Pepe" Mujica, além da longa vigília pelos familiares de desaparecidos. Os Uruguaios hoje se perguntam, não é hora de derrubar as leis de anistia e avançar nas investigações?

Também analisamos, na Argentina, o fechamento das listas de candidatos que vão disputar as primárias, em 13 de agosto, e fazemos um balanço das decisões das forças políticas.

Por fim, Colombo e Fest debatem outra provocação do presidente de El Salvador, Nayib Bukele a jornalistas, a quem desafia andarem a pé pelo país para que entendam por que ele é tão querido.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.