#Hashtag

Mídias sociais e a vida em rede

#Hashtag - Interação
Interação
Descrição de chapéu Folhajus Twitter STF

Toffoli frustra internautas com voto 'drible da vaca' sobre porte de maconha

Ministro abre nova divergência e decepciona apoiadores da descriminalização nas redes

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo (SP)

Internautas favoráveis à descriminalização do porte de maconha para consumo pessoal acompanharam com entusiasmo (e alguma impaciência) a análise do STF (Supremo Tribunal Federal) sobre o tema, retomada na tarde desta quinta-feira (20).

A hashtag #DescriminalizaSTF chegou aos assuntos mais comentados no X (antigo Twitter) com trechos virais das falas dos ministros e memes. Correntes contrárias à descriminalização, entretanto, não chegaram aos trending topics no site.

Cinco ministros se manifestaram a favor da matéria e havia a expectativa de que o voto do ministro Dias Toffoli pudesse encerrar o julgamento, iniciado pela corte em 2015.

As expectativas eram altas, apesar da inquietação com o longo discurso do magistrado.

Nos trechos de sua fala que mais repercutiram, Toffoli chega a argumentar que produtos lícitos como café também são droga; disse ainda que usuários não devem ser tratados como delinquentes e relembrou como a proibição da maconha se associa historicamente à criminalização do samba e de religiões afro-brasileiras –o que parecia apontar, aos olhos dos internautas que acompanhavam, para uma decisão favorável.

O ministro, entretanto, encerrou seu voto defendendo um terceiro entendimento sobre o tema – nem contra nem a favor. Para ele, a legislação que trata do assunto é constitucional e já não criminaliza o usuário, ou seja, não tem natureza penal, mas administrativa.

Com isso, o placar segue 5 a 3 pela descriminalização, e o julgamento será retomado na próxima terça (25).

A posição deixou usuários apoiadores da descriminalização confusos e frustrados. "Jogou no colo de outros Poderes", criticou um deles. "Deu o drible da vaca. É o Neymar do STF ", brincou outro.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.