É Logo Ali

Para quem gosta de caminhar, trilhar, escalaminhar e bater perna por aí

É Logo Ali - Luiza Pastor
Luiza Pastor
Descrição de chapéu Todas inverno clima

Celebre o solstício de inverno, mas não esqueça o casaquinho

Céu limpo e pouco vento fazem os vales serem mais frios que os cumes na Mantiqueira

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Nesta quinta-feira (20), às 17h50, estará ocorrendo o solstício de inverno em todo o hemisfério sul. Solstício é o momento do ano em que as horas de luz do dia são mais curtas e as noites, mais longas, marcando o início do inverno —em tese, a estação mais fria do ano. Tudo isso tem a ver, como provavelmente o leitor se lembra vagamente das aulas de geografia, com a inclinação da Terra em relação ao sol, e deveria ser o sinal verde para correr ao baú e resgatar as roupas mais quentes e as cobertas mais pesadas. Vá lá que nestes tempos de mudanças climáticas ensandecidas isso não anda significando muita coisa, mas sigamos.

Aproveitamos o solstício, por aqui, para tocar em um assunto que toda temporada de montanha anima as conversas nos grupos de trilheiros e afins: onde é melhor acampar para fugir das temperaturas mais baixas e assegurar uma noite de sono mais confortável, no alto ou nos baixos das montanhas? E a resposta é: depende.

Quadro de temperaturas baixas na Serra da Mantiqueira
Temperaturas baixas batem seguidos recordes nesta semana, apesar do calor da região sudeste - Parque Nacional do Itatiaia/Divulgação

Se você estiver em um grupo guiado por um profissional credenciado e experiente, provavelmente ele vai dar todas as dicas sobre os melhores equipamentos, e a previsão do tempo para a jornada contratada. Mas se for daqueles que gostam de seguir de forma independente pelos caminhos desse mundão, toda atenção é pouca e a meteorologia, ponderada pela topografia da região escolhida, será fundamental para evitar problemas —a hipotermia (que ocorre quando a temperatura do corpo humano cai abaixo dos 35°C) não sendo o menor deles.

Primeiramente, vale fazer uma diferenciação entre clima e temperatura. Segundo Carlos Moura, meteorologista por formação, guia e dono da agência Mantiex, especializada em viagens pela Serra da Mantiqueira, "quando falamos em clima, estamos falando de uma média dos últimos 30 anos para um determinado período". Já a previsão do tempo, alerta, só funciona mesmo para algo entre 4 dias e uma semana. Por falta de precisão nos muitos cálculos necessários para chegar perto de uma previsão minimamente coerente, ele conta que abandonou a meteorologia, "por desgosto, mesmo".

Homem muito agasalhado no alto do pico do Itaguaré, na Serra da Mantiqueira
Carlos Moura, da Mantiex, no pico do Itaguaré (2.380 metros de altitude), na Serra da Mantiqueira - Fernando Oliveira/Acervo pessoal

Daí vem a pergunta básica que permeia as conversas de todo elevador: por que, se a meteorologia é uma área das ciências exatas, as previsões falham tanto a ponto de desgostar os próprios meteorologistas? "A previsão do tempo é feita a partir de modelos e combinações de várias equações, alimentadas por estações meteorológicas", explica Moura. "A gente alimenta as equações com dados de pressão, umidade, temperatura e tudo o mais, mas a rede de estações não é suficiente e um pequeno erro em uma delas vai provocar um desvio x da previsão, que vai se tornando maior na próxima estação e daí por diante", acrescenta.

Isto posto e matemática à parte, voltemos à pergunta: onde faz mais frio numa região como a Mantiqueira, uma das principais mecas do montanhismo invernal do país? E a resposta, nas condições adequadas de temperatura e pressão é: nos vales.

O geógrafo Gabriel Gorga Cardoso, da Rede Mantiqueira Abaixo de Zero, na estação meteorológica da baixada do  bairro do Charco, em Delfim Moreira (MG)
O geógrafo Gabriel Gorga Cardoso, da Rede Mantiqueira Abaixo de Zero, na estação meteorológica da baixada do bairro do Charco, em Delfim Moreira (MG) - Acervo pessoal

"Se a noite é de céu limpo, sem vento, aos poucos, o ar frio, que é mais denso, vai escoar para o fundo dos vales", explica Gabriel Gorga Cardoso, geógrafo e administrador da página Mantiqueira Abaixo de Zero nas redes sociais. "Com esse movimento do ar frio, somado à perda de radiação, que é o calor acumulado durante o dia com a exposição ao sol, o ar quente sobe e temos o que se chama de inversão térmica", acrescenta. Se a noite for de ventos fortes, as temperaturas tendem a se embaralhar e o cidadão vai passar frio semelhante em qualquer ponto da região.

William Siqueira, com estação meteorológica instalada no bairro Retiro, em Maria da Fé (MG)
William Siqueira, com estação meteorológica instalada no bairro Retiro, em Maria da Fé (MG) - Acervo pessoal

"É importante lembrar que esse fenômeno só acontece em locais com bastante altitude", alerta o geógrafo William Siqueira, que trabalha na implantação de estações meteorológicas. "Em geral, acima de 1.300 metros de altitude e até uns 2.600", completa. E ele, que percorre por dever do ofício os muitos caminhos da serra, lembra que essa situação vem sendo registrada "desde o finalzinho de maio".

"A gente tem uma estação no alto do Parque Nacional do Itatiaia que está dando em volta dos 14 graus à noite, com umidade de 10%", explica. "Só que dentro do vale, a uma distância de 500 metros na mesma hora, estamos medindo 8 ou 9 graus negativos", aponta, acrescentando que, por sua experiência, "vai vir mais frio ainda e ele, este ano, deve se estender mais ainda, talvez até outubro ou, quem sabe, até dezembro".

Nesta última quarta-feira (19), vale ainda registrar, a estação próxima à nascente do rio Campo Belo registrou o recorde de temperaturas baixas do Itatiaia, e menor do ano no país, com -11,8°C às 4h34, seguindo uma série que, na véspera, dia 18, havia marcado -11°C. Até então, a menor marca havia sido de 13 de junho, com -9,2°C.

Ou seja: se for sair para o mato, caro leitor, siga o tradicional conselho da mamãe e leve um bom casaquinho.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.