A temporada de montanha, no Brasil, começou quente —e mesmo que venha o frio esperado vai esquentar mais ainda. Depois da reabertura dos acessos à Serra Fina, da apresentação das novidades introduzidas no parque nacional do Itatiaia, como o acesso a duas novas cachoeiras, Tupi e Espelho do Céu, e da realização do Encontro Brasileiro de Montanhismo Ultraleve no feriadão de Tiradentes, agora é a vez de São Bento do Sapucaí, no lado paulista da serra da Mantiqueira e a 200 quilômetros da capital, ali pertinho de Campos do Jordão, reunir os amantes da natureza e dos esportes ao ar livre no que pretende ser o primeiro festival multiesportes e de cultura do Brasil, o Mountain Festival, de 19 a 21 deste mês.
São Bento do Sapucaí, um dos principais destinos de aventura do país, abriga o Complexo do Baú, com a icônica Pedra do Baú, de 1.950 metros de altitude e várias vias abertas para escalada esportiva, trilhas de tirar o fôlego e uma rampa de voo livre para quem preferir pegar uma carona diferente para a descida. Além dela, completam o conjunto as montanhas do Bauzinho com 1.760 metros e Ana Chata, com 1.670 metros.
A escolha de São Bento do Sapucaí, segundo Michele Dutra, montanhista e organizadora do encontro desde 2016, se deu justamente porque ali podem ser praticadas todas as modalidades esportivas que estarão representadas no evento: escaladas tradicional, esportiva e em alta montanha, mountain bike, voo livre, ciclismo, corrida de montanha e trekking.
"Fora o que nos motiva, que é acordar a cada dia e olhar a montanha, vendo que cada vez mais gente a procura para lazer", conta ela, que também administra um abrigo de montanha aos pés do complexo.
Na última edição do evento, em 2019, o festival reuniu 2.500 pessoas. "Antes, nos reuníamos na montanha, mas isso afastava quem não era do meio", explica Michele. "Desde que o começamos a realizar no Centro de Lazer do Trabalhador, no centro da cidade, vimos que muita gente procurava as palestras e atividades por curiosidade e em busca de uma forma diferente de lazer, mesmo não sabendo nada de montanhismo", acrescenta, estimando que, nesta edição, pelos retornos já obtidos, a audiência provavelmente dobrará, "será uma grande festa".
"Atrair mais pessoas, na verdade, é o que nos move, abrindo um leque cada vez maior no que antes imaginávamos ser um encontro só da comunidade", ressalta. Ela lembra que todos os nomes importantes dos esportes outdoor que confirmaram presença estarão mostrando seus talentos de forma voluntária, assim como os artistas que vão se apresentar nas atrações gratuitas.
Além de palestras, oficinas e workshops especializados (estes últimos, cobrados e sujeitos a um número restrito de vagas), Michele conta que haverá um concurso de cervejas artesanais e de receitas com equipamentos de acampamento, além de cinema ao ar livre, atividades para crianças e feirinha de produtos esportivos.
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.