A farmacêutica Health Meds lançou uma ferramenta que vai ajudar médicos, principalmente os que estão começando na medicina canabinóide, na prescrição do tratamento. Trata-se de uma calculadora digital de dosagem. Por ser um fitoterápico, a Cannabis não tem um padrão estável, como a dos medicamentos elaborados sinteticamente em um laboratório. A dosagem depende até da genética da planta. A prescrição da dosagem é muito individual, vai de acordo com a doença, o paciente e a concentração do óleo.
De um universo de aproximadamente 500 mil médicos, apenas 0,5% possuem formação para tratar os pacientes com produtos derivados da Cannabis medicinal. Parece pouco, mas ao se levar em conta que a importação de medicamentos desse tipo foi permitida apenas em 2015 – e com uma série de restrições –, é até bastante.
O grande incentivo para que os médicos começassem a enxergar a Cannabis como uma nova possibilidade de tratamento e de especialização ganhou impulso depois da RDC (Resolução da Diretoria Colegiada) 327 de 2019. Essa regulação abriu a possibilidade para as farmacêuticas comercializarem os produtos à base de Cannabis, desde que aprovados pela Anvisa (Agência de Vigilância Sanitária). Essa mudança contribuiu para o aparecimento de novas startups médicas, farmacêuticas e cursos de formação.
A dosagem canábica é tão delicada, que até médicos experientes, demoram meses para acertar a prescrição mais eficaz. De acordo com a farmacêutica, a ferramenta realiza o cálculo com base científica a partir da condição do paciente, quantidade diária de ingestão, o período de tratamento e o tamanho do frasco.
"Defendemos o respaldo científico para o uso da Cannabis medicinal, respeitando todos os padrões de qualidade e segurança. Por isso desenvolvemos a calculadora", diz Flávio Rezende, diretor de pesquisa da Health Meds. Segundo ele, a ferramenta reúne as principais evidências clínicas de tratamento – uma base de dados frequentemente atualizada. O único ponto negativo é o fato de a ferramenta não ser aberta. O médico precisa estar cadastrado no sistema da farmacêutica para usá-la.
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.